Em Brasília

Em reunião com vereadores do Ceará, Eunício anuncia programa para abastecimento de água

Em reunião com vereadores do Ceará, Eunício anuncia programa para abastecimento de água. Foto: Ag.Senado

Em reunião com representantes da União dos Vereadores do Ceará (UVC), nesta terça-feira (25), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) anunciou a abertura de programa, no âmbito do ministério da Integração Nacional, para o cadastramento de municípios interessados em projetos de abastecimento de água.

O chamamento público, de acordo com Eunício, será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Crise hídrica
O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos vereadores, já que uma das principais lamentações do grupo é em relação a crise hídrica no interior do estado. Representante da câmara da cidade de Umirim, Toim Braga, denunciou o descaso com as obras de pequeno e médio porte nos municípios do interior. “Há falta de diálogo com o Governo do Estado e não se prioriza a construção dessas obras para garantir o abastecimento dessas cidades”, disse.

DNOCS
Eunício também informou aos vereadores sobre a liberação de R$ 35 milhões, através de emenda de bancada, para que o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) realize obras de infraestrutura hídrica nos municípios cearenses como a construção ou ampliação de açudes, implantação de adutoras, melhorias no sistema de abastecimento de água, perfuração de poços artesianos entre outras ações. “Não importa a disputa política. O que estiver ao meu alcance para ajudar ao meu estado eu irei fazer”, enfatizou.

Liberação
O senador cearense fez questão de enumerar todos os recursos liberados pelo ministério da Integração para que o Governo do Estado toque as obras e ações de convivência com a seca. Somente nos últimos meses, segundo ele, a pasta liberou em torno de R$ 104 milhões para tocar obras como o Cinturão das Águas e o plano de abastecimento para Fortaleza e Região Metropolitana. Além do envio de máquinas perfuratrizes para a perfuração de poços artesianos.

E ainda
Os representantes da UVC estão em Brasília para participar da Marcha Nacional dos Vereadores que acontece durante esta semana.


Curtir: