Fortaleza

Em visita a Posto de Saúde, Roberto Cláudio anuncia reforma, construção de novas unidades e melhorias no atendimento

Roberto Claudio postos de saúdeA Prefeitura de Fortaleza deve iniciar, ainda durante o primeiro semestre deste ano, a reforma de mais de cinquenta postos de saúde e a construção de 22 novas unidades, além de ampliar o número de profissionais para o Programa Saúde da Família (PSF). O anúncio foi feito pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, nesta quinta-feira (14/02), durante visita a dois Centros de Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional V.

Recursos e Modelo
A Prefeitura conseguiu os recursos para reforma e construção dos postos de saúde junto ao Governo Federal. Além disso, um novo modelo de gestão será implantado nas unidades de saúde com o objetivo de assegurar a melhorias na qualidade do atendimento, com a presença de profissionais e estoque de medicamentos.

Visitas
As unidades de saúde visitadas nesta quinta-feira foram o Centro de Saúde da Família Jurandir Picanço, no bairro Granja Portugal, e o CSF Maciel de Brito, no Conjunto Ceará. Muitas pessoas que esperavam atendimento aproveitaram para conversar com o prefeito e relatar os principais problemas, especialmente falta de médicos e de remédios.

Mudança
O prefeito Roberto Cláudio destacou que esses são os dois pontos mais graves em todos os postos já visitados até agora, mas garantiu que até o mês de abril “serão implantadas mudanças nos postos de saúde de Fortaleza, com melhoria na qualidade do atendimento que é prestado à população”. Dentre as mudanças, o prefeito citou a criação de um novo sistema de distribuição de medicamentos, informatização das unidades para que os atendimentos possam ser feitos de forma mais organizada e eficiente, além da melhoraria na escala dos profissionais do Programa Saúde da Família e contratação de médicos.

Licitação
De acordo com a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, que participa das visitas junto com o prefeito, a licitação para compra de medicamentos e materiais para os centros de saúde já está sendo realizada. A secretária destacou que, com a criação desse sistema para melhorar a distribuição, os postos contarão com estoque permanente de medicamentos e insumos.

Mais exames
O prefeito Roberto Cláudio também assegurou que a cota para a realização de exames laboratoriais nas unidades de cada Regional será ampliada. “Hoje, a cota só atende um décimo da demanda. Vamos ampliar essa cota para garantir a melhoria do serviço e o atendimento”, garantiu.

Com informações da Prefeitura


Curtir: