Ceará

Embaixador e Agência do Governo de Portugal debatem oportunidades de negócios em Fortaleza

Embaixador e Agência do Governo de Portugal debatem oportunidades de negócios em Fortaleza
Embaixador e Agência do Governo de Portugal debatem oportunidades de negócios em Fortaleza

O Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, e representantes da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal participam nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, do evento “Rede de Negócios Ceará/Portugal”, que será realizado na FIEC, para debater oportunidades de negócios entre Portugal e o Ceará.

“Brasil e Portugal possuem ligações intrinsecamente profundas, originárias de aspectos históricos e culturais. No entanto, a ligação entre os dois países deve abranger também outras áreas de relacionamento como, por exemplo, o intercâmbio científico e tecnológico”, defende José Maria Zanocchi, presidente da CBPCE, acrescentando que “o Ceará é um mercado alternativo aos tradicionais destinos de SP e RJ que pode ser uma porta de entrada para empreendedores portugueses, principalmente o pequeno e médio empresário que possua vantagens competitivas em termos de produtividade ou inovação”.

Produtos
O presidente da CPCE destaca que o processo de qualificação experimentado pelos portugueses no âmbito da sua inserção na União Europeia permitiu a criação de novos produtos e serviços inovadores que podem ter bastante espaço no Brasil, para além dos já tradicionais produtos portugueses. “Existe uma janela de oportunidade para possíveis parcerias entre empresários portugueses e brasileiros para a geração de novos negócios, principalmente nas áreas que o mercado local não atende”, explica José Maria Zanocchi, citando como exemplo as exportações de serviços técnicos qualificados e a transferência de tecnologias de Portugal para o Brasil, principalmente por pequenas e médias empresas.

Sucesso
Durante o evento será feita a apresentação de casos de sucesso nas relações comerciais e empresariais entre os dois países, em áreas da exportação de serviços e importação de produtos.

Agenda
Na agenda dos representantes da agência do Governo de Portugal também está uma visita ao Porto do Pecém e reuniões com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) e com a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Na agenda do Embaixador – que será acompanhado pelo Vice-Cônsul de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão – estão audiências com o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes; e com o Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio.

Com informações da Assessoria


Curtir: