Reforma Política

Entidades querem projeto de lei popular para reforma e farão plebiscito sobre sistema político

Entidades querem projeto de lei popular para reforma e farão plebiscito sobre sistema político
Entidades querem projeto de lei popular para reforma e farão plebiscito sobre sistema político

Mais de 400 entidades da sociedade civil organizada promovem, a partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro, uma mobilização nacional para coletar assinaturas que endossem um projeto de lei popular da reforma política.

Também realizam um plebiscito popular com a questão: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

Objetivo
“A meta é que o Congresso institua uma Constituinte exclusiva e soberana que promova a reforma do sistema político de nosso país!”, diz o texto que justifica a iniciativa.

Semelhança
A sondagem se assemelha às realizadas pelo Congresso, mas, por ser de iniciativa popular, sem lastro oficial, não tem valor legal. No entanto, serve como instrumento de pressão.

Poder Público
Os resultados serão encaminhados aos representantes dos três poderes da República.

Dia da Independência
A consulta popular segue até o dia 7 de setembro e quem quiser, pode participar. Comitês estão sendo criados em igrejas, associações de moradores, escolas, entre outros.

Propostas
O projeto de lei vai propor, entre outros pontos, o fim do financiamento de campanha, lista de votação aberta, paridade entre o número de candidatos homens e mulheres.

Desmonte
A ideia é desmontar o modelos vigente que privilegiam DNA (filhos e esposas, irmãos), a formação de bancadas por segmentos econômicos (bancos, laboratórios, agronegócios) e a perpetuação dos mesmos grupos nos cargos eletivos, dizem os organizadores da mobilização.

Participação popular
Com isso, acreditam os movimentos organizadores, pessoas de outros segmentos da sociedade terão mais chance de buscar a participação politica efetiva, podendo concorrer em condições menos desiguais com os que compõem o status quo.

No site
No endereço www.plebiscitoconstituinte.org.br/ pode-se obter informações sobre o plebiscito, inclusive locais de votação em todos os estados.

Com informações do Diário de Pernambuco


Curtir: