Ceará

Envelhecimento e mercado de trabalho para idosos são tema de audiência na AL

Deputado Nezinho Farias. Foto: Edson Júnior Pio

A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, promove, nesta sexta-feira (25/10), às 9h, audiência pública para discutir o tema “O envelhecimento no século XXI: os desafios do mercado de trabalho para a pessoa idosa”.

A iniciativa é do deputado Nezinho Farias (PDT), em parceria com a deputada Patrícia Aguiar (PSD), e o debate será no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa.

Números
A população de idosos no Brasil vem aumentando. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas acima dos 65 anos cresceu 26% entre 2012 e 2018. Esse público representa 10,5% da população do País, ou seja, 21,872 milhões de pessoas.

Crescente
Ainda segundo o IBGE, o percentual de idosos no mercado de trabalho vem crescendo, embora apenas um quarto tenha carteira assinada. A maioria está na informalidade ou em ocupações por conta própria. A aposentadoria insuficiente e a necessidade de custear as despesas não só da pessoa, mas da família, estão entre as razões para esse crescimento, informa o parlamentar.

Com informações da AL


Curtir: