Banheiros Fantasmas Ceará Corrupção

Escândalo dos Banheiros: Relatório da Secretaria das Cidades deve ser divulgado nesta sexta

Camilo Santana, secretário das Cidades, é observado por Cid Gomes em evento oficial.

Após 33 dias de apuração, deve ser publicado, nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União, o relatório final da sindicância aberta para investigar irregularidades nos convênios para construção de kits sanitários firmados entre a Secretaria das Cidades do Governo do Estado, associações e prefeituras.

A assessoria de imprensa informa que o relatório final já está pronto, mas que, somente após a publicação, a Secretaria poderá manifestar-se sobre o assunto. A expectativa é de que isso ocorra ainda nesta sexta-feira (9).

As irregularidades
Esse esquema ficou conhecido como “Escândalo dos Banheiros Fantasmas”. Em muitos casos, o dinheiro foi repassado para as associações, mas os kits sanitários não form construídos, ou foram entregues inconclusos e fora dos padrões.

A sindicância interna da Secretaria das Cidades foi aberta no dia 26 de julho. As irregularidades foram inicialmente detectadas em um convênio firmado com uma associação em Pindoretama (distante 50 km de Fortaleza) e em outros quatro municípios da Região Metropolitana.

Apesar disso, novas denúncias revelaram que as fraudes repetiram-se em mais de 90 convênios. O secretário da pasta, Camilo Santana, e dois ex-titulares – Joaquim Cartaxo e Jurandir Santiago, atual presidente do Banco do Nordeste – assinaram ou prorrogaram os convênios.

Leia mais:
Escândalo dos banheiros: Camilo Santana reconhece irregularidades e promete rigor na apuração
Vídeo: Cid defende Camilo Santana e diz que secretário “assina o que recomendam”  
Ex-secretários prestam depoimento sobre Escândalo dos Banheiros
Primeiro Plano: corrupção está no colo do Governo do Ceará, afirma Heitor Ferrer
Silêncio de Cid é incompreensível, afirma o sociólogo André Haguette


Curtir: