Ceará, Corrupção
Atualizado em: 09/09/2011 - 4:36 pm

Banheiro "parcialmente" construído em Pindoretama. Foto: reprodução TV Jangadeiro

A Secretaria das Cidades do Estado enviou comunicado à imprensa informando que a apresentação do resultado da sindicância sobre o escândalo dos banheiros fantasmas só será feita na próxima segunda-feira (12).

O relatório final da sindicância interna, que  já está pronto, apurou os indícios de irregularidade por parte de servidores da Secretaria no convênio para instalação de kits sanitários no interior do Ceará.

O Esquema
Esse esquema ficou conhecido como “Escândalo dos Banheiros Fantasmas”. Em muitos casos, o dinheiro foi repassado para as associações, mas os kits sanitários não form construídos, ou foram entregues inconclusos e fora dos padrões.

A Sindicância
A sindicância interna da Secretaria das Cidades foi aberta no dia 26 de julho. As irregularidades foram inicialmente detectadas em um convênio firmado com uma associação em Pindoretama (distante 50 km de Fortaleza) e em outros quatro municípios da Região Metropolitana.

Apesar disso, novas denúncias revelaram que as fraudes repetiram-se em mais de 90 convênios. O secretário da pasta, Camilo Santana, e dois ex-titulares – Joaquim Cartaxo e Jurandir Santiago, atual presidente do Banco do Nordeste – assinaram ou prorrogaram os convênios.

Leia mais:
Escândalo dos Banheiros: Relatório da Secretaria das Cidades deve ser divulgado nesta sexta 
Escândalo dos banheiros: Camilo Santana reconhece irregularidades e promete rigor na apuração 
Primeiro Plano: corrupção está no colo do Governo do Ceará, afirma Heitor Ferrer
Silêncio de Cid é incompreensível, afirma o sociólogo André Haguette 

E Mais
Na segunda-feira também será divulgado o resultado da Tomada de Contas Especiais (TCE) do convênio com a Associação Cultural de Pindoretama. Os resultados do TCE e da sindicância serão apresentados à imprensa pelo secretário Camilo Santana, na segunda-feira, às 15 horas, no 2º andar do prédio da Seplag, no Cambeba.

Siga-nos e curta-nos:
RSS
Follow by Email
Twitter
Visit Us
Follow Me