Ceará

Escola de Quixeramobim adota material do TCM em sala de aula

Thiara Nogueira/TCM-CE.
Thiara Nogueira/TCM-CE.

A escola de ensino fundamental Padre José Van Esch, do município de Quixeramobim, utilizará material do TCM para desenvolver projeto com os estudantes sobre cidadania e controle social.

De acordo com a diretora da escola, Paula Farias, tudo começou quando os técnicos do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública (Ieswa), unidade pedagógica da Corte, convidaram os estudantes daquela unidade de ensino para participar da Gincana do Conhecimento, durante a realização do Capacidades em Quixeramobim.

“O acolhimento do material didático que produzimos, como base para o desenvolvimento de uma disciplina escolar, representa passo importante no preparo de nossa juventude em aspectos fundamentais da cidadania”, analise o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar. “Na verdade”, acrescentou, “isso significa a maturação de um projeto ousado que estamos aplicando no sentido de interessar os jovens por uma participação ativa em temas de interesse da sociedade”.

Educando para o controle social
A partir da análise de publicações recebidas do TCM, incluindo cartilhas e materiais didáticos, a direção e os professores da escola decidiram criar o projeto “Educando para o controle social”.

De acordo com a diretora, “quando fomos analisar o material recebido para preparar os alunos para a gincana, percebemos que o assunto poderia ser abordado em disciplinascomo História, por exemplo. Foi quando surgiu a ideia de desenvolver este projeto”, explicou Paula Farias.

E ainda
O objetivo é abordar o conteúdo nas disciplinas que integram a grade curricular dos alunos do 3º ao 8º ano do ensino fundamental, por todo o segundo semestre de 2015, o que envolverá 380 crianças e adolescentes.

Com informações do TCM


Curtir: