Nacional

Estudantes poderão ter acesso gratuito a Museus, diz Inácio

Estudantes poderão ter acesso gratuito a Museus, diz Inácio
Estudantes poderão ter acesso gratuito a Museus, diz Inácio

O senador Inácio Arruda apresentou projeto de lei que pretende garantir acesso gratuito de estudantes às instituições museológicas participantes do Sistema Brasileiro de Museus. A proposta beneficiará alunos dos cursos de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda.

“Considerados como equipamentos culturais tradicionais, os museus constituem espaços privilegiados para a formação humanista, por conservarem e exporem conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico e outros de natureza semelhante. Como instituições abertas ao público, colocam-se a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento integral”, explica Inácio, lembrando que o Brasil ainda não alcançou a disseminação dessas casas de memória coletiva em quantidade significativa de municípios, “razão pela qual devemos passar a educar nossa população para que crie afeição por esse tipo de instituição”.

Em números
O Brasil tem hoje 2.970 museus, segundo dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Entretanto, mais de 65% dos municípios com população entre 20.000 e 100.000 habitantes ainda não possuem museus. Somente nas cidades maiores, naquelas com mais de 500.000 habitantes, é comum encontrar esse tipo de equipamento cultural. Os últimos dados revelados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que apenas 6% dos brasileiros já adentraram um museu.

“Essa é mais uma razão para que se dê acesso, com gratuidade, aos estudantes de artes e áreas afins, para que eles passem a valorizar mais os museus e, como futuros profissionais, contribuam para a formação das novas gerações de apreciadores”, afirmou.


Curtir: