Ceará

Eunício reúne deputados do Ceará em Brasília para articular CPI do Aquário

Eunício reúne deputados do Ceará em Brasília para articular CPI do Aquário
Eunício reúne deputados do Ceará em Brasília para articular CPI do Aquário

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (03) deputados estaduais que fazem oposição ao Governo do Ceará. Entre os principais assuntos debatidos em mais de duas horas de reunião, estão as possíveis irregularidades para a realização das obras do Acquário e a mobilização da frente oposicionista para instalação de uma CPI que investigue o caso.

Empréstimo
Respondendo aos questionamentos dos deputados sobre a existência de solicitação de empréstimo no Senado, Eunício afirmou que nenhum projeto requerendo créditos foi encaminhado a Casa para a realização da obra. “Não temos nenhum registro desse pedido como também torna praticamente impossível o envio, já que a obra foi iniciada com tantos questionamentos, inclusive do Ministério Público”, disse.

Impasse
Segundo os parlamentares, de acordo com o próprio governo do Ceará, a obra deveria ser bancada através de financiamento aprovado pelo Senado, o que não ocorreu. Na última semana, uma liminar determinou a suspensão do repasse de verbas do Estado para obras do Acquário.

Oi?
De acordo com Eunício, é inadmissível que com tantos problemas mais urgentes o Ceará esteja destinando verbas públicas para dar sequência a uma obra que não é urgente. “Temos a seca, a manutenção dos serviços de saúde e a segurança que precisam de mais atenção com urgência. Por isso nossa indignação”, disse.

CPI
Segundo o deputado Carlos Matos (PSDB), o requerimento com o pedido de abertura da CPI do Acquário já conta com oito assinaturas e que os parlamentares estão aguardando a presença dos secretários de Turismo e Infraestrutura do Ceará na Assembleia para esclarecer todos os questionamentos sobre o assunto.

Caso os esclarecimentos não sejam suficientes, essa frente oposicionista trabalhará  para a concretização dessa comissão. “Se todas as dúvidas forem resolvidas, ela esvazia a CPI, mas se elas não forem respondidas, acho que pelo contrário, amanhã já se viabiliza essa CPI”, assegurou.

Refinaria
Na reunião, o deputado estadual Danniel Oliveira ainda informou que o grupo de parlamentares esteve com o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que se comprometeu com a criação de uma comissão específica para acompanhar, estudar e pedir esclarecimentos ao Governo Federal sobre cortes de investimentos em estados como o Ceará, Rio de Janeiro e Maranhão, ele citou como exemplos a Refinaria Premium II e as obras do Cinturão das Águas.

O peemedebista acrescentou que Cunha pretende organizar visitas dessas comissões aos estados, buscando maior interação de trabalho com as Assembleias Legislativas. Segundo ele, até o final de abril, o Ceará será o primeiro estado a ser visitado.

Investimentos
Ainda com o senador Eunício, os parlamentares discutiram ações que podem ser apresentadas através de emenda parlamentar ou através da liderança do peemedebista junto ao governo federal para a realização de obras ou serviços no Ceará. O objetivo é apresentar projetos para que várias regiões do estado sejam beneficiadas com obras de infraestrutura, saneamento, logística como também nas áreas de educação, saúde e segurança.

Quem foi
Participaram do encontro os deputados, Audic Mota (PMDB), Danniel Oliveira (PMDB), Walter Cavalcante (PMDB), Capitão Wagner (PR), Dra. Silvana (PMDB), Carlomano Marques (PMDB), Agenor Neto (PMDB), Carlos Matos (PSDB), o suplente, Leonardo Araújo (PMDB) e o deputado federal, Cabo Sabino (PR).

Com informações da Assessoria


Curtir: