Ceará

Ex-recenseador do IBGE denuncia manipulação de pesquisa em município cearense

Ex-recenseador do IBGE denuncia manipulação de pesquisa em município cearense
Ex-recenseador do IBGE denuncia manipulação de pesquisa em município cearense

Denúncias feitas por um ex-recenseador do IBGE estão criando polêmica no município de Catarina, na região dos Inhamuns. De acordo com o vereador Lourival Chaves a contagem da população na cidade foi manipulada. Algumas ruas que contabilizam dezenas de casas, não tem nenhum habitante, segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010 a cidade possui 18745 habitantes.

Investigação
A denuncia foi entregue a Polícia Federal, ao Ministério Público e ao IBGE, e se for comprovada, o município de Catarina garantiu indevidamente duas vagas a mais na câmera de vereadores, além de um aumento no repasse do fundo de participação dos municípios, que ultrapassa o valor de R$ 300 mil reais por mês.

Negativo!
O líder do governo na câmera, Francisco Augusto Paes de Andrade, que trabalhou como recenseador, afirma que não houve nenhuma influência do governo municipal na apuração dos dados. “eu não sei de onde surgiu essas denuncias”.

Revisão
O Chefe da Unidade do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, afirmou que as denúncias mostradas na reportagem não procedem, pois todo o sistema utilizado pelo censo no município de Catarina foi revisado e nenhuma irregularidade foi detectada. Ele também informou que os recenseadores ligados a antiga administração do município vão responder por crime de falsidade ideológica.

Acompanhe na reportagem do Jornal Jangadeiro:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mqSzNSJU9aA&feature=share&list=UUo9ccRwo7Nu5urecpHlgPfA[/youtube]


Curtir: