Copa 2014

Fase de treinamento do programa Brasil Voluntário começa neste sábado

Fase de treinamento do programa Brasil Voluntário começa neste sábado
Fase de treinamento do programa Brasil Voluntário começa neste sábado

Faltando exatos 50 dias para a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, os selecionados do programa Brasil Voluntário participarão do treinamento presencial nas cidades-sede.

A partir deste sábado (27), os futuros voluntários terão aulas de História e Cultura das Cidades-sede, Segurança e Primeiros Socorros, Hospitalidade e Acolhimento, além de terem a oportunidade de fazer o Teste de Inglês para Comunicação Internacional – TOEIC® (Test of English for International Communication).

Ceará
Em Fortaleza, a cerimônia de abertura da fase de treinamento acontece neste sábado, às 13 horas, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), no prédio da Universidade do Parlamento do Ceará (Uniparce).

Selecionados
Coordenado pelo Ministério do Esporte, o programa Brasil Voluntário selecionou 7 mil pessoas para a segunda etapa de capacitação em todo o Brasil. Fortaleza recebeu 2.679 inscrições de interessados em atuar no programa. Os classificados foram definidos após o treinamento virtual, finalizado no último dia 19.

Aptos
No total, 1.755 inscritos estarão aptos a participar das aulas nos próximos quatro fins de semana. Além de Fortaleza, outras cinco cidades que receberão a Copa das Confederações também iniciarão seus treinamentos neste sábado. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Todos os voluntários que participarão do treinamento terão direito a certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

E ainda
O treinamento de voluntários contará ainda com a colaboração de monitores selecionados pelos cursos de Psicologia, Educação Física e Artes, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e do curso de Turismo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). As aulas serão ministradas por professores da UnB entre os dias 27 de abril a 26 de maio, sempre nos fins de semana. Os candidatos serão divididos em três turmas de acordo com os horários: sábados à tarde, domingos pela manhã ou domingos à tarde.

Papel do voluntário
Após a capacitação, os voluntários terão o papel de auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas seis sedes da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho. Após a Copa das Confederações, o Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento no ano que vem.

Com informações da Secopa


Curtir: