ALEC

Fernando Morais lança novo livro nesta terça na AL

Fernando Morais lança livro "Os últimos soldados da Guerra Fria"

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará lança o livro “Os últimos soldados da Guerra Fria” do jornalista político e escritor brasileiro, Fernando Morais. O evento vai ser realizado nesta terça-feira (22),no Plenário 13 de Maio da Casa, às 19h.

A obra é um documentário histórico que descreve a saga do início de 1990 quando Cuba criou a Rede Vespa, um grupo de 14 agentes secretos que se infiltrou nos Estados Unidos. O objetivo dos agentes era espionar alguns dos 47 grupos anticastristas, sediados na Flórida. Informações reveladas pela Rede Vespa permitiram evitar novos ataques terroristas.

Descobertos por volta de 1995, pelo FBI, foram presos em 1998 dez agentes, cinco fizeram acordo de delação premiada e outros cinco se negaram, os últimos foram processados e condenados pela Corte de Miami.

Entrevistas
O escritor realizou 40 entrevistas, 17 em Cuba, 22 nos Estados Unidos e no México. Segundo ele, o Governo de Cuba liberou todo o material disponível e permitiu entrevistas, inclusive de mercenários estrangeiros que foram presos depois de colocar bombas em hotéis e restaurantes turísticos de Cuba.

Fernando Morais disse ainda que nos Estados Unidos foi mais difícil. Só conseguiu entrevistas “em off”, já que os agentes do FBI são proibidos de dar declarações públicas.

Leia também:
Universidade do Parlamento divulga aprovados para MBA em Políticas Públicas
VIII FIP debate “Cidadania Sexual, Homofobia e Políticas Públicas LGBT”

Redação Jangadeiro Online, com informações da Assembleia Legislativa