Ceará

Férrer diz que governo do Ceará não poder dar bens públicos “de mãos beijadas”

Férrer diz que governo do Ceará não poder dar bens públicos "de mãos beijadas". Foto: Máximo Moura/AL
Férrer diz que governo do Ceará não poder dar bens públicos “de mãos beijadas”. Foto: Máximo Moura/AL

O deputado Heitor Férrer (PDT) avaliou, nesta sexta-feira (19), a possibilidade de equipamentos públicos serem transferidos para a iniciativa privada, como tem sido sugerido o governador Camilo Santana.

Para o parlamentar, isso é uma indicação que “a máquina pública quebrou”. Ele salientou que “é até razoável que o Governo tire de suas costas e passe para a iniciativa privada bens onerosos”, mas pediu que o processo seja realizado com calma.

Mãos beijadas
De acordo com Heitor Férrer, não se pode dar equipamentos, que custaram bilhões de reais, “de mãos beijadas”. “Se não tem dinheiro para custear o funcionamento, é razoável que haja uma parceria público privada, de forma que o Estado não fique apenas com o ônus do investimento”, sugeriu. Ele também defendeu que o Estado seja “ressarcido” pelos investimentos feitos, já que as empresas privadas vão ter lucros com as concessões.

Acquário
Heitor Férrer voltou a criticar a construção do Acquario Ceará. “Porém, não é possível imaginar a construção de um aquário em um momento de dificuldade financeira, com o Ceará continuando a enterrar dinheiro público em uma obra desnecessária e megalomaníaca”, disse.

Experiência
Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) disse que, na experiência que teve como gestor público, reavaliou as posições sobre privatizações e concessões. “Algumas ações não devem ser do Executivo. O hospital São Camilo, em Crateús, hoje é gerido pela iniciativa privada e a responsabilidade do município ficou com a atenção primária”, citou.

PPP
O deputado Joaquim Noronha (PP) avaliou que as parcerias público-privadas (PPP) são eficientes. “Tenho visto casos de sucesso, como os aeroportos de Guarulhos e Brasília”, afirmou. Ele defendeu uma parceria com o setor privado para o Acquario Ceará.


Curtir: