Fora do ninho

O deputado Osmar Baquit já enviou pedido de desfiliação ao diretório estadual do PSDB cearense. O ex-tucano deve migrar para o PSD nova sigla que surge no cenário eleitoral como alternativa para os aliados do governador Cid Gomes.
Segundo o presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals, este é o segundo pedido oficial de desfiliação que chegou ao partido. Antes de Baquit, o suplente de deputado, Cirilo Pimenta, já havia solicitado desfiliação da sigla.
Tucano Cidista
Baquit, um dos mais cidistas entre os tucanos, não aceita a postura de oposição ao governo do Estado, defendida pela cúpula do PSDB.
Fidelidade
Com a migração para o Partido Social Democrático, o parlamentar aproveita a “janela” de infidelidade partidária. Baquit foi eleito pelo PSDB e a troca de legenda resultaria, pela lógica de entendimentos anteriores dos Tribunais, na perda do mandato.
A legislação, no entando, permite a troca para siglas “recém criadas” como é o caso do PSD.
Interesses
O idealizador da nova sigla, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM), disse inicialmente que a legenda “não é de direita, nem de esquerda, nem de centro” o que a faz atraente para políticos com os mais variados interesses.
Leia também:
PSD coleta nome até de morto e é acionado pela oposição
Gony anuncia desfiliação do PSDB para evitar expulsão
Em nota, PSDB diz que vai adotar “as medidas necessárias” no caso Gony Arruda
PSD
O PSD é considerado uma sigla alternativa aos aliados do governador Cid Gomes(PSB). Tanto que, Almircy Pinto, gestor do Gabinete do governador cearense, vai ser o presidente da comissão provisória do PSD no Ceará.
Composição
Já são citados como possíveis integrantes do PSD no Ceará, o ex-prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia, até então filiado ao PSDB; o advogado Hélio Parente; a secretária de Justiça do Estado, Mariana Lobo; e o secretário de Planejamento, Eduardo Diogo.
Além disso, o PSD já nasce com deputados estaduais graças a migração de parlamentares eleitos por outros partidos, quase todos saídos do PSDB.
Leia ainda:
Salmito Filho deixa PT e confirma filiação ao PSB
José Maria Pontes pede desfiliação do PT e não esconde decepção
Curtir: