Fortaleza

Fortaleza: 5ª Conferência das Cidades começa nesta quinta-feira

Fortaleza
Fortaleza: 5ª Conferência das Cidades começa nesta quinta-feira

A Prefeitura de Fortaleza realiza nesta quinta-feira, dia 23 de maio, a partir das 8 horas da manhã, a solenidade de abertura da 5ª Conferência das Cidades – Etapa Municipal. O evento será realizado no Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meirelles).

Com duração de dois dias (23 e 24/05), a conferência será aberta pelo Prefeito Roberto Cláudio e contará com a presenças de autoridades municipais, estaduais e nacionais.

Reforma urbana
A atividade tem como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana, já!” e terá a participação de 425 pessoas. O evento é coordenado pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), pelo Instituto de Planejamento Urbano de Fortaleza (Iplanfor) e pela Coordenadoria Especial de Participação Popular, bem como pela Comissão Preparatória Municipal, com representantes de diversos segmentos sociais envolvidos com o tema.

Programação
A programação conta palestras da Secretária de Meio Ambiente de Fortaleza, Agueda Muniz, que abordará as questões relacionadas ao Plano Diretor de Fortaleza; do Senador Inácio Arruda, que trabalhará a aplicação do Estatuto da Cidade, o qual foi relator; e do Diretor de Assuntos Fundiários e Urbanos do Ministério das Cidades, Celso Santos Carvalho.

Eixos
Os debates da Conferência se concentração em seis eixos, cada um discutido em um grupo temático, sendo eles: Política e Planejamento Urbano; Participação e Controle Social; Moradia; Saneamento e Meio Ambiente; Mobilidade Urbana; e Financiamento Local da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Conselho
O evento conta ainda com a apresentação do fórum para debater a constituição do Conselho Municipal da Cidade – Fortaleza, que é o espaço em que sociedade e governo podem discutir questões relacionadas ao ordenamento da urbano do município e regulamentar dispositivos do Plano Diretor, no que diz respeito às Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), por exemplo.

Com informações da Assessoria


Curtir: