Fortaleza

Fortaleza: Prefeitura lança programa para a primeira infância

Fortaleza: Prefeitura lança programa para a primeira infância
Fortaleza: Prefeitura lança programa para a primeira infância

A Prefeitura de Fortaleza lança nesta segunda-feira (04), a partir das 13 horas, no prédio anexo da Assembleia Legislativa, um programa de atenção a crianças de até 3 anos.

Chamado de “Cresça com o Seu Filho”, o programa reúne uma nova política pública, onde famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica receberão agentes de saúde que acompanharão o desenvolvimento das crianças.

As visitas terão duração de cerca uma hora e os pais incluídos no programa participarão de oficinas ministradas por monitores e agentes de saúde.

Iniciativa
A iniciativa foi idealizada pelo Gabinete da Primeira Dama com a participação das secretarias municipais de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Assistência Social e em parceria com o Ministério da Saúde. “Fortalecer os vínculos familiares é muito importante! Os vínculos fortalecidos facilitam o cuidar integral da criança, além de prevenir a violência física intrafamiliar como, por exemplo, os métodos punitivos utilizados para disciplinar os filhos”, afirma Carol Bezerra.

Fórum
Nesta segunda-feira (4) e terça-feira (5), será realizado o Fórum Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza, uma realização da Prefeitura e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescente (COMDICA).

Pra começar
O “Cresça com o Seu Filho” tem caráter intersetorial e, inicialmente, as atividades estarão concentradas nas Secretarias Regionais V e VI, sendo, em segundo momento, ampliadas também para outras regionais. Serão contempladas, a princípio, famílias residentes dos bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Barroso, Conjunto Palmeiras e Jangurussu.

Escolha
A escolha dos bairros ocorreu a partir da identificação das áreas de Fortaleza com maior densidade populacional, baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e altos índices de vulnerabilidade social de pessoas registradas no Cadastro Único.

Seleção de agentes sociais
Os agentes serão selecionados pelo Programa e capacitados posteriormente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de promover a saúde, eles terão o objetivo de estimular o desenvolvimento integral dessas crianças e fortalecer os vínculos familiares.

Quem vai
Além do prefeito Roberto Cláudio, e da primeira dama, Carol Bezerra, o evento de lançamento do Programa também contará com a participação da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; do coordenador Área Técnica de Saúde e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, e do Secretário Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, entre outras autoridades.

Serviço: Lançamento do programa Cresça com o Seu Filho
Dia: 4 de novembro
Hora: 13h
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes – Prédio Anexo (Rua Barbosa de Freitas, 2.391 – Dionísio Torres).

Com informações da assessoria


Curtir: