Ceará

Fortaleza tem avaliação negativa na transparência dos investimentos, diz pesquisa

Fortaleza tem avaliação negativa na transparência dos investimentos, diz pesquisa. Foto: Divulgação
Fortaleza tem avaliação negativa na transparência dos investimentos, diz pesquisa. Foto: Divulgação

A gestão do governo de Fortaleza foi mal avaliada nos Indicadores de Transparência. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos para medir acesso e clareza dos dados referentes aos investimentos públicos na Copa de 2014. O debate dos indicadores será realizado durante o Seminário Transparência na Copa 2014: Como está esse Jogo em Fortaleza?.

O evento, que é aberto ao público, faz parte do Projeto Jogos Limpos e acontece no dia 24 de outubro de 2013, em Fortaleza.

Pontuação
Os índices da pesquisa variam entre 0 a 100. Fortaleza obteve 12.83 pontos, no que diz respeito ao acesso à informação, e 23.89 pontos, quanto à participação em audiências públicas e ouvidoria. Esta média é considerada “muito baixa”.

A capital cearense não foi a única com avaliação ruim. Mais nove das doze cidades-sede da Copa fizeram menos de 19 pontos, cada uma. Com o seminário, o intuito é pautar a transparência e a integridade nos investimentos públicos, por meio do debate, que visa reunir diversos atores sociais em torno da agenda.

Fiscalização
No contexto dos megaeventos esportivos no Brasil, discutir os impactos ocasionados pelas obras é necessário para ampliar o controle social. Com atuação em todas as cidades-sede, o Projeto Jogos Limpos discute, acompanha e fiscaliza os investimentos para a realização da Copa do Mundo.

Avaliação
Segundo Felipe Saboya, coordenador de Políticas Públicas do Instituto Ethos, o método dos indicadores avalia de forma transparente e objetiva as atividades do governo, por meio de perguntas diretas, cujas respostas correspondem a “sim” ou “não”. A avaliação da transparência em Fortaleza foi realizada a partir dos canais indicados e/ou validados pelo próprio prefeito.

Encontros públicos
O seminário faz parte de uma sequência de 12 encontros públicos, que estão sendo realizados pelo Projeto Jogos Limpos, do Instituto Ethos (www.jogoslimpos.org.br), no decorrer do ano de 2013, em todas as cidades-sede da Copa de 2014.

Índices médios de transparência
Somente duas cidades foram avaliadas com nível “Médio” nos Índices, mesmo assim não passaram dos 50% dos pontos: Belo Horizonte e Porto Alegre.

Pacto Municipal de Transparência
Durante a eleição no ano passado, o Projeto Jogos Limpos buscou o comprometimento com a transparência por parte candidatos à prefeito nas cidades-sede. O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (Pros) – ainda como candidato – assinou um desses acordos se comprometendo em ampliar a transparência dos investimentos com a Copa 2014 na cidade.

Sobre o Instituto Ethos e o projeto Jogos Limpos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, criado em 1998, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que se propõe a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial. O projeto Jogos Limpos é uma iniciativa do Instituto Ethos que visa promover a transparência dos investimentos governamentais, um ambiente de maior integridade nas relações público-privadas e o fortalecimento do controle social.

Serviço: Seminário Transparência na Copa 2014: Como está esse Jogo em Fortaleza?
Data: 24 de outubro de 2013
Horário: 8h as 18h
Local: Auditório Luis Esteves (5º andar – FIEC). Av. Barão de Studart, 1980. Aldeota.


Curtir: