Ceará

Frente Parlamentar da Mulher apresenta relatório de visitas às unidades de saúde da Mulher

A deputada Fernanda Pessoa é a presidente da Frente parlamentar. Foto: ALEC
A deputada Fernanda Pessoa é a presidente da Frente parlamentar da Mulher. Foto: ALEC

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres apresenta o relatório de visitas técnicas feitas aos Institutos de Tratamento do Câncer e Hospitais da Mulher de Fortaleza e Maracanaú, nesta terça-feira, dia 27 de maio, às 8h30, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Diagnóstico
O levantamento traz um diagnóstico da situação atual destes equipamentos públicos voltado à saúde da mulher, bem como uma série de recomendações ao poder executivo que visam aperfeiçoar e qualificar o atendimento às mulheres vítimas de câncer.

Visitas
Este ano, a Frente Parlamentar da Mulher, visitou o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO); o Instituto do Câncer do Ceará (ICC); o Instituto de Prevenção ao Câncer (IPCC); e os Hospitais da Mulher de Fortaleza e de Maracanaú.

Pra conhecer
De acordo com a deputada estadual Fernanda Pessoa, presidente da Frente da Mulher, o objetivo das visitas foi conhecer o trabalho desenvolvido por essas instituições de saúde voltadas à mulher e os desafios e dificuldades relacionados ao tratamento do câncer no Estado. “O câncer é a segunda causa de morte das mulheres. Então, fiscalizamos e estamos dando os encaminhamentos, com a intenção de melhorar o atendimento nesses locais”.

Difícil
O relatório técnico destaca as dificuldades enfrentadas pelas instituições, como, por exemplo, o cumprimento da Lei dos 60 dias; a dificuldade para a realização de biópsia guiada por ultrassom, que são de suma importância para o diagnóstico precoce da doença, hoje há cerca de 5000 pacientes esperando a biopsia para iniciar o tratamento.

Depois
O relatório e um ofício serão encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado e do Município. Também será enviado um ofício e o levantamento técnico ao Governador do Estado, Cid Gomes. Ano passado, a Frente Parlamentar da Mulher realizou visita técnica feitas às Delegacias da Mulher do Estado do Ceará, em seguida um relatório técnico e um ofício foram encaminhados ao Governo do Estado.

Quem vai
Deverão participar do encontro a Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada estadual Fernanda Pessoa; a vice-presidente, deputada estadual Eliane Novais; e as deputadas estaduais que compõe a Frente Parlamentar, Bethrose, Mirian Sobreira, Inêz Arruda e Raquel Marques.

Local: Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará
Data: 27 de maio de 2013
Hora: às 8h30


Curtir: