Ceará

Frente Parlamentar das Mulheres se reúne com catadoras de Fortaleza

Bancada feminina da Assembleia Legislativa do Ceará com o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio. Foto: AL

A Frente Parlamentar de Defesa dos Diretos das Mulheres da Assembleia Legislativa se reúne, nesta terça-feira (12/06), com catadoras filiadas às associações de Fortaleza e do Interior do Estado. No encontro, que ocorrerá na sala de reuniões do Plenário 13 de Maio, as parlamentares avaliarão a situação destas mulheres, que representam 56% dos catadores associados à Rede de Catadores do Ceará.

Fortaleza
Em Fortaleza, dos 17 presidentes de entidades e grupos representativos de catadores, 13 são mulheres, contribuindo para que a presidência da Rede de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (Rede de Catadores do Ceará) tenha permanecido liderada por mulheres.

Visita anterior
Durante a reunião desta terça, as deputadas também irão avaliar a última visita à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), realizada no dia 29 de maio, e definirão o cronograma de vistorias destas delegacias no Interior.

Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres da AL foi criada em abril deste ano, atendendo a requerimento da deputada Eliane Novais (PSB) e subscrito por todas as nove deputadas da Casa. A Frente tem como objetivo propor ações que visem à manutenção e evolução das políticas públicas voltadas para as mulheres.

Convênio
Assim, a Frente firmou convênio entre a AL e o Observatório da Violência contra a Mulher (Observem), que faz parte da Fundação da Universidade Estadual do Ceará (Funece), para fins de concessão de dados, estudos e pesquisas sobre a violência contra a mulher.

Cartilha
Com esta parceria, a Frente e o Observem pretendem lançar uma cartilha sobre os direitos da mulher e uma pesquisa atualizada sobre os índices de violência doméstica no Ceará.

Com informações da AL


Curtir: