Ceará

Frente Parlamentar de combate ao Aedes e Aprece vai conhecer os desafios das prefeituras

O deputado Carlos Matos preside a Frente Parlamentar de combate ao Aedes. Foto: Máximo Moura
O deputado Carlos Matos preside a Frente Parlamentar de combate ao Aedes. Foto: Máximo Moura

Uma parceria entre a Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) reunirá, nesta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa, prefeitos e secretários de saúde de 13 municípios cearenses.

O objetivo da reunião é conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido pelos gestores municipais para o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O encontro, que acontecerá no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia, é o primeiro da iniciativa que abrangerá os municípios do Ceará por etapas.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Carlos Matos (PSDB), sugeriu que, inicialmente, fosse formado um grupo de municípios, separados por macrorregião. “Vamos ouvir o que eles dizem e quais são os desafios enfrentados”, explica o deputado. Para esta primeira reunião, serão convidados os gestores municipais da Região do Sertão Central, onde os índices de infestação do mosquito estão altos.

Por regiões
Os municípios cearenses já estão mobilizados no combate ao mosquito, segundo o presidente da Aprece, Expedito do Nascimento. O problema, segundo Expedito, é que, em algumas cidades, o Aedes tem se proliferado de forma mais rápida. ” Precisamos desta união com o Legislativo Estadual para enfrentarmos o mosquito”, avalia.

A ideia é que os municípios mais afetados pelas doenças transmitidas pelo mosquito passem por uma formação e façam visita técnica ao município de Pedra Branca, para verificar a experiência positiva dos agentes de endemias da cidade.

A Frente
A Frente Parlamentar de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti foi instalada na Assembleia Legislativa em março deste ano, com a finalidade de acompanhar as ações de combate ao mosquito realizadas pelo Estado e pelos municípios, apontando sugestões para que o enfrentamento do problema seja mais efetivo. Participam da Frente os parlamentares José Sarto (PDT), Fernanda Pessoa (PR), Agenor Neto (PMDB), Roberto Mesquita (PSD) e Evandro Leitão (PDT).

Serviço: Reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes e Aprece com perfeitos e secretários de saúde dos municípios
Data: 23/05 (segunda-feira)
Hora: 13h
Local: Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa


Curtir: