ALEC

Deputadas pressionam Zezinho Albuquerque por espaço na Mesa Diretora da Assembleia

Deputadas pressionam Zezinho Albuquerque por espaço na Mesa Diretora da Assembleia. Foto: Assessoria

A bancada feminina na Assembleia Legislativa reivindica espaço na composição da futura Mesa Diretora da Casa. Nesta terça-feira (27), as deputadas Eliane Novais (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Rachel Marques (PT), Miriam Sobreira(PSB) e Bethrose (PRP), conversaram com o deputado Zezinho Albuquerque(PSB), único candidato a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, sobre um Projeto Resolução que pode garantir a presença feminina na Mesa.

Projeto
O projeto, de autoria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, busca modificar o regimento interno da Assembleia Legislativa e tornar obrigatória a equidade de gênero, na composição da Mesa Diretora, como forma de garantir a presença feminina nos espaços de decisão da casa. Segundo Eliane Novais, presidente da Frente, “o papel e a presença da mulher no Legislativo está crescendo e é fundamental para a democracia que os espaços de poder estejam representados por nós”.

Brasil
De acordo com ela, há outros exemplos de projetos semelhantes em todo o Brasil, como o da deputada Luiza Erundina (PSB-SP). A proposta de emenda à Constituição (PEC- 590/06) determina que a Mesa Diretora e as mesas das comissões permanentes ou temporárias tenham em sua composição a presença de pelo menos uma mulher. “Todos sabem que hoje o modelo de composição da Mesa Diretora já assegura a representação proporcional dos partidos. Mas está na hora de avançarmos na democracia deste parlamento e assegurarmos também a representação de cada sexo dos integrantes desta Casa”, argumentou.

Resposta
As deputadas teriam ouvido de Zezinho Albuquerque que cabe a cada uma deles pressionar os partidos para que sejam indicadas para a composição da Mesa atendendo a proporcionalidade das agremiações partidárias.


Curtir: