Senado

Fundo de Incentivo à Cultura do Caju entra na pauta do Senado para próxima semana

Fundo de Incentivo à Cultura do Caju entra na pauta do Senado para próxima semana. Foto: Agência Senado
Fundo de Incentivo à Cultura do Caju entra na pauta do Senado para próxima semana. Foto: Agência Senado

Após insistir que não aceitaria acordo, o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE) conseguiu que a votação da proposta que cria o Fundo de Incentivo à Cultura do Caju (FUNCAJU) volte à pauta de votações do senado na próxima semana.

Pra depois?
Eunício não aceitou a aprovação do requerimento de autoria do líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), adiando em 30 dias a votação da matéria, e por este motivo, o requerimento foi cancelado.

Nordeste
Eunício argumentou que o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS 163/200) que cria o Fundo, será importante para a ampliação da atividade em todo o nordeste. “Com esse apoio, a atividade terá melhor condição para sua ampliação ao mesmo tempo em que irá impulsionar a economia nos estados”, disse.

Objetivo
Eunício foi relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), quando apresentou relatório favorável à aprovação. O texto é de autoria do ex-senador Luiz Pontes e tem como objetivo modernizar a agroindústria do caju e fortalecer a exportação de seus produtos, incentivando a produtividade da cultura, promovendo a defesa dos preços e das condições de vida do trabalhador rural.

Ceará
A Região Nordeste dispõe de mais de 659 mil hectares cultivados com o caju, sendo o Ceará o maior produtor, com aproximadamente 55% da safra. Apenas no Estado do Ceará, a cultura do caju gera cerca de 30.000 empregos diretos e 100.000 empregos indiretos, de acordo com dados fornecidos pelo SINCAJU.


Curtir: