Reforma Política

Governo entrega ao Congresso temas para plebiscito sobre reforma política

Governo entrega ao Congresso temas para plebiscito sobre reforma política
Governo entrega ao Congresso temas para plebiscito sobre reforma política

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregaram ao Congresso, na manhã desta terça-feira (2), o ofício do Executivo com os cinco temas propostos para um possível plebiscito sobre a reforma política.

Temas
Os cinco temas sugeridos pelo governo para a realização da consulta popular são o financiamento público ou privado das campanhas eleitorais, o voto proporcional ou distrital, a continuidade ou não do voto secreto no Congresso, o fim da suplência para senador e o fim de coligações partidárias em eleições proporcionais (para vereador ou deputado).

Pode mudar
Na segunda-feira, 1º, a presidente Dilma Rousseff disse que o Congresso poderá mudar a proposta de reforma política enviada pelo Planalto. “Enviamos nossa sugestão à Câmara e ao Senado no sentido de plebiscito, apontando em linhas gerais, as balizas que julgamos importantes. Isso não significa que outras balizas não podem aparecer”, declarou.

Respeito?
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, considerou “respeitosa” a proposta do Executivo de plebiscito para a reforma política. Segundo ele, o governo sugeriu “três ou quatro itens” gerais para a consulta e deixou “a maior parte do tema para consideração dos parlamentares”.

Na TV
Caso o plebiscito seja aprovado pelo Parlamento, Temer lembrou que haverá horário eleitoral para detalhar os itens à população em geral. “Haverá esclarecimento”, afirmou.

Com informações do Estadão.com


Curtir: