Governo expulsou 531 servidores públicos federais em 2012

Um total de 531 servidores públicos federais foi punido com expulsão de seus cargos no ano passado, informa Relatório divulgado pela CGU (Controladoria-Geral da União). Nesse total estão servidores efetivos que foram demitidos (443), funcionários comissionados que foram destituídos (40) e aqueles que tiveram cassada a aposentadoria (48).
Motivos
Entre as razões para expulsão, estão práticas associadas à corrupção, abandono de cargo e comprometimento das atividades profissionais em função de negligência do servidor. Em 2011, ano recorde de expulsões de servidores, foram 564 casos, de acordo com a Controladoria.
Contando
Desde 2003, 4.064 servidores já foram expulsos do funcionalismo público nessas condições. Ministérios da Previdência Social (129), da Justiça (116), da Educação (74), da Saúde (74) e da Fazenda (73) lideram o ranking de servidores expulsos no ano passado. No Portal da Transparência, mensalmente, são detalhadas as informações referentes às expulsões da administração federal.
Sistema de Correição
A CGU possui em cada ministério uma unidade do Sistema de Correição da Administração Pública Federal, parte da atuação da CGU no combate à impunidade na esfera administrativa pública. Cada ministério pode analisar casos de expulsão de servidores, mas casos considerados delicados ou complexos são conduzidos pela própria CGU.
Com informações da Folha.com
Curtir: