Ceará

Governo federal quer consolidar criação da UFCA ainda neste ano, diz Guimarães

Governo federal quer consolidar criação da UFCA ainda neste ano, diz Guimarães
Governo federal quer consolidar criação da UFCA ainda neste ano, diz Guimarães

O deputado José Guimarães (PT/CE) esteve reunido na manhã desta sexta-feira (7) com o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness. Na sede da UFCA, em Juazeiro do Norte, Guimarães garantiu aos pró-reitores, membros do corpo docente e servidores da universidade que o governo da presidente Dilma Rousseff está empenhado em consolidar a criação da UFCA ainda neste ano.

Mercadante
A informação foi transmitida ao deputado pelo ministro Aloisio Mercadante no final de janeiro durante encontro que aconteceu na capital paulista. A intenção da presidente Dilma era ter concluído a instalação da UFCA ainda no ano passado, informa Guimarães, mas como a tramitação da criação da UFCA no Congresso Nacional demorou mais do que era esperado, acabou ficando para 2014.

Recursos
Somente através do Orçamento Geral da União de 2014 foram destinados R$ 57 milhões em infraestrutura para a Universidade. Na avaliação do vice-reitor, os recursos, podem se mostrar insuficientes frente a demanda da instituição.

Infraestrutura
Entre os desafios enfrentados pela administração da universidade estão a criação do prédio da reitoria, a ampliação do terreno, melhorias na infraestrutura, contratação de novos funcionários e a implementação de um programa de bolsas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Atualmente, a administração funciona provisoriamente no Centro Multiuso, em Juazeiro do Norte, e em torno de 65% do corpo discente é oriundo do ensino público. “O ícone de toda universidade pública é o prédio da reitoria, de onde partem todas grandes decisões administrativas. Ele é o símbolo maior da autonomia que queremos para a Universidade Federal do Cariri e para o Cariri”, defendeu Guimarães.


Curtir: