Ceará

Governo reforça negociações para instalação da Refinaria de Petróleo no Ceará

Governo reforça negociações para instalação da Refinaria de Petróleo no Ceará. Presidente do Cede esteve reunido, na Coréia, com GS Energy. Foto: Divulgação
Governo reforça negociações para instalação da Refinaria de Petróleo no Ceará. Presidente do Cede esteve reunido, na Coréia, com GS Energy. Foto: Divulgação

Cumprindo missão oficial na Coréia do Sul, o Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, se reuniu na terça-feira (9) com a direção da GS Energy. A empresa, formada a partir de uma associação entre a sul coreana GS e a americana Chevron, celebrou em junho passado uma carta de intenções com a Petrobras para desenvolver estudo conjunto para criação de uma joint venture para o Projeto da Refinaria Premium II, no estado do Ceará.

A GS fornece mais de um terço das necessidades de petróleo da Coréia do Sul e exporta mais de 50% de seus produtos. A empresa tem instalações de refino e petróleo bruto, com uma capacidade de 800.000 barris por dia.

Estratégia
A aproximação entre os grupos foi trabalhada pelo Governador Cid Gomes, que a partir de uma sugestão da presidente da Petrobras, Graça Foster, passou a buscar pessoalmente parceiros comerciais para se unir à empresa brasileira.

Agora vai?
De acordo com Alexandre Pereira, a GS Energy afirmou que as negociações com a Petrobras estão “indo bem”, o que deixou o Governo otimista com relação à consolidação da implantação da Refinaria no Ceará.

O Secretário visitou também a maior refinaria do grupo na Coréia e seu pólo petroquímico, localizado na cidade de Yeosu. “Esse projeto é um sonho para o Ceará, estamos fazendo o possível para que se transforme em realidade”, afirmou.

Reunião
Participaram da reunião, além do Presidente do Cede, o Vice Chairman & CEO da GS, W. B. Rha; o Vice Presidente de Refino e Petroquímica da empresa, Taio Kim, e o dirigente da Dongkuk, Joho Shang.


Curtir: