Ceará

Governo vai repassar recursos para municípios cearenses com baixo IDH

Governo vai repassar recursos para municípios cearenses com baixo IDH
Governo vai repassar recursos para municípios cearenses com baixo IDH

Os 31 municípios cearenses, que têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), irão receber cerca de R$ 162,2 milhões oriundos de financiamento do Governo do Estado junto ao Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida) – 50% via Fida e 50% Tesouro do Estado.

O convênio será assinado nesta segunda-feira (19), às 9h30, no Palácio da Abolição. O governador Cid Gomes participará da solenidade.

Redução da pobreza
Os recursos fazem parte do Projeto Paulo Freire e serão destinados a parcerias produtivas para famílias que moram nos 31 municípios cearenses com os menores IDHs localizados no semiárido cearense. O recurso será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

Parcerias
“Vamos firmar parcerias com o Banco do Nordeste para atender os agricultores que são beneficiados pelo Pronaf, com a Embrapa, para usar as tecnologias que ela pesquisa nos projetos produtivos, com as prefeituras municipais para capacitar os jovens que serão inseridos nesse contexto e estamos apresentando o papel de cada coordenadoria da SDA neste processo”, afirma o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, ao destacar o Projeto Paulo Freire.

Seminário
Nelson Martins destaca que, entre 22 e 25 de julho, um seminário será realizado para apresentar o projeto aos prefeitos e secretários de agricultura dos municípios beneficiados. Também haverá uma solenidade com a presença do Governador Cid Gomes para lançar o projeto. A licitação para a contratação das equipes que vai trabalha e o calendário de metas devem ser cumpridos até o final de 2014.

Municípios
Os municípios que serão beneficiados são Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graca, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota e Irauçuba.

Com informações da SDA


Curtir: