Fortaleza Greve

Guardas municipais paralisam atividades em protesto contra péssimas condições das viaturas

Guardas municipais de Fortaleza não vão sair às ruas para trabalhar nesta terça-feira (26). A informação foi repassada ao Jangadeiro Online pelo diretor do Sindi Guardas, Jonas Gonçalves Rodrigues. Segundo ele, o protesto é contra as péssimas condições das viaturas e motos.

O diretor afirma que os veículos utilizados pelos guardas municipais estão com as documentações irregulares, sem os equipamentos de segurança (step, triângulo, etc) obrigatórios, com pneus carecas, dentre outras deficiências. “Esse é um protesto de advertência”, disse.

A previsão é de que a manifestação dure todo o dia desta terça-feira. De acordo com Jonas, cerca de 60 guardas e agentes de defesa civil estão paralisados na sede do órgão, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. “Estamos mobilizando todos que chegam para não saírem com as viaturas”, afirmou.

Negociação
Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a direção da Guarda Municipal informou que já negociou com os guardas e agentes de defesa civil, que as viaturas com documentação irregular não serão utilizadas; apenas as que estão regularizadas.

Segundo a direção do Sindi Guardas, uma comissão de fato se reuniu com a diretora adjunta da Guarda, Elismas Santander, para conversar sobre as reivindicações, e a categoria aceitou a proposta de liberar os carros e motos que tivessem com a documentação em dia.

Apesar disso, o diretor do sindicato informou que nenhuma das viaturas está regularizada. “Não tem como liberar se todas estão com os documentos atrasados”. Conforme Jonas Rodrigues, apenas os guardas que ficam nos órgãos e patrimônios municipais estão trabalhando.

Regularização
Ainda na nota, a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza informou que vai se responsabilizar em iniciar, junto aos órgãos competentes, o processo de regularização dos documentos dos carros e motos utilizados pelos agentes.

Leia mais:
Policiais e bombeiros militares ameaçam entrar em greve no réveillon
Guarda Municipal alerta para os riscos de afogamento nas praias

Redação Jangadeiro Online, com informações do Sindi Guardas