Nacional

Guimarães quer interceder pela canonização de Padre Cícero em audiência com papa Francisco

O processo para reabilitação do Padre Cícero foi oficialmente repassado ao Vaticano em 2006
O processo para reabilitação do Padre Cícero foi oficialmente repassado ao Vaticano em 2006

O deputado José Nobre Guimarães vai participar de audiência, nesta segunda-feira (22), com o Papa Francisco, que vem ao Brasil para Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O parlamentar cearense integra a comitiva de deputados chefiada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Padim
Na ocasião, Guimarães pretende entregar uma lembrança ao sumo pontífice, reforçando o desejo de milhares de devotos pela canonização do Padre Cícero. “O encontro com o papa é de extrema importância, vamos expor o papel de Padre Cícero para todos os brasileiros, em especial os nordestinos”, disse. A reabilitação do Padre Cícero, que possui uma incontável relação de milagres, já é analisada pela Santa Sé.

Religiosidade
“Ele [Padre Cícero] é uma referência da religiosidade cearense e nordestina e teve um legado umbilicalmente ligado à Igreja, sempre fazendo a opção pelos mais simples e pelos pobres”, ressalta o petista, acrescentando que o momento é oportuno para tratar do tema, já que o papa Francisco “é muito vinculado à justiça social, aos mais pobres e está resgatando o papel da Igreja Católica”.

E ainda
O Vaticano já dispõe de ampla documentação sobre o caso do Padre Cícero, a fim de redimi-lo da sentença que lhe custou a pena de ser afastado de suas funções clericais. O processo para reabilitação do “Padim Ciço” foi oficialmente repassado ao cardeal Josef William Levado, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em 30 de maio de 2006, por uma comitiva que saiu do Ceará com essa missão específica.

Com informações da assessoria.


Curtir: