Ceará

Hélio Parente é o novo presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil

Hélio Parente é o primeiro cearense a ocupar o cargo de presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil. Foto: Thiara Nogueira/TCM
Hélio Parente é o primeiro cearense a ocupar o cargo de presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil. Foto: Thiara Nogueira/TCM

O Conselheiro Corregedor do TCM do Ceará, Hélio Parente, é o novo presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil (CCOR). Acaba de ser escolhido durante deliberação do órgão, em Fortaleza, em substituição ao atual titular, Conselheiro Cláudio Terrão, de Minas.

O mandato será de dois anos e a data da posse ainda não está marcada, mas o próximo dirigente já tem foco definido para o seu trabalho: “devemos dar intensa atenção, a partir do acompanhamento das atividades de rotina dos tribunais de contas, à verificação dos benefícios gerados pela aplicação dos recursos públicos. É o que entendemos como prioridade no incentivo ao controle social”.

Primeiro cearense
Na visão do Corregedor Hélio Parente, o primeiro cearense a ocupar a função, “o sistema de contas do Brasil tem que se preocupar com a formalidade, tem que se preocupar com o combate à corrupção, e, principalmente, precisa aferir os resultados. Significa verificar se os valores investidos têm gerado respostas e serviços essenciais aos cidadãos, na resolução de suas necessidades cotidianas, equacionando questões diversificadas e pendências, muitas delas bem antigas”.

Mudança
Em seu mandato, o presidente recém-eleito do CCOR pretende levar adiante programa que vem sendo desenvolvido pela gestão que se encerra, no sentido de reforçar, junto aos tribunais de contas brasileiros, a necessidade de implantar Ouvidorias. “desejamos continuar com esse processo de mudança de mentalidade das cortes de contas, para que os cidadãos se sintam estimulados a tomar a iniciativa de levar suas queixas, denúncias e demais questões que consideram pertinentes e da alçada dessas instituições”.

E ainda
A nova diretoria do CCOR é composta ainda das seguintes funções e demais titulares escolhidos: Vice-presidente de Ouvidorias, Conselheiro Antônio Joaquim (TCE – MT); Vice-presidente de Corregedorias, Conselheiro Fernando Malheiro (TCE-AC) e a Secretária Telma Escóssio (Ouvidora do TCM – CE).

Com informações da Assessoria


Curtir: