Ceará

Hospital Regional Norte realiza primeiras cirurgias

Hospital Regional Norte realiza primeiras cirurgias. Foto: Divulgação
Hospital Regional Norte realiza primeiras cirurgias. Foto: Divulgação

O Hospital Regional Norte realizou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, as primeiras cirurgias, conforme estava definido no cronograma de funcionamento do novo hospital, construído pelo governo do Estado em Sobral para atender a população de 1 milhão e 550 mil habitantes dos 55 municípios da macrorregião. Antes, a unidade de saúde atraiu olhares por polêmicas como o show de inauguração da cantora Ivete Sangalo e a queda da marquise de uma das alas do Hospital.

Relembre aqui:
Marquise interna do hospital de Sobral desaba e deixa um ferido
“Isso é picuinha desse rapazinho”, diz Cid Gomes sobre procurador de Contas do TCE que questiona cachê de R$ 650 mil para Ivete Sangalo

MPC não acata justificativa em contratação de Ivete Sangalo para inauguração de hospital
Hospital Regional Norte recebe o nome do pai do governador Cid Gomes e será inaugurado sexta-feira com show de Ivete Sangalo

Pacientes
Os dois primeiros pacientes operados são dos municípios, de Sobral e de Forquilha. De Sobral, uma paciente com 33 anos de idade foi submetida a uma cirurgia de hérnia. Já no morador de Forquilha, com 63 anos de vida, os médicos cirurgiões fizeram a retirada de um tumor na perna. Ambos, atendidos no hospital dia no HRN, estão bem. Ele já recebeu alta no início desta noite de segunda-feira e vai aguardar o resultado da biópsia em casa. Ela deve receber alta até o final da noite. No hospital dia do HRN podem ser feitas até 16 cirurgias por dia.

Pré
Os pacientes operados fizeram todo o pré-operatório no Hospital Regional, que inclui as consultas, exames laboratoriais e ainda os radiológicos no Centro de Imagem. Desde o dia 28 de fevereiro no Centro de Imagens são realizados agendamentos de exames, como raio-x, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, cumprindo a data estabelecida no cronograma de funcionamento do HRN. No hospital dia há quatro salas cirúrgicas, mas em todo o hospital esse número aumenta para 17 salas. Em maio, no dia 20, o centro cirúrgico geral estará funcionando, a última etapa do cronograma.

Estrutura
Só especialistas em cirurgia geral, são 37 médicos. Em anestesiologia, foram aprovados 34 médicos na seleção pública realizada para contratação dos 1.641 profissionais de todo o hospital. No total, são 347 médicos especialistas em 18 áreas: além de cirurgia geral, neurologia, traumatologia, clínica médica, mastologia, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, urologia, cirurgia plástica, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, hematologia, nefrologia, radiologia, infectologia,psiquiatria.

Há ainda odontologia para cirurgia buco-maxilo-facial, já que uma das principais referências do HRN, é assistência em traumas, fisioterapeuta, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia e serviço social. O HRN tem ao todo 382 leitos. São 199 leitos de internação em enfermaria. As internações, conforme cronograma de funcionamento, começarão dia 30 do próximo mês.

Com informações da Sesa


Comentários: