Eleições 2016 Pesquisa

Ibope: Férrer, Wagner e Valim dominam cenários da disputa à Prefeitura de Fortaleza

capitão wagner heitor ferrer e vitor valim
Ibope: Férrer, Wagner e Valim dominam cenários da disputa à Prefeitura de Fortaleza

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (21) mostra a intenção de voto do eleitorado de Fortaleza para a disputa pela sucessão do Prefeito Roberto Cláudio na eleição de 2016.

O Ibope testou 13 cenários estimulados com nomes que já aparecem na articulação política como potenciais candidatos à disputa do ano que vem. Em todas as situações analisadas, os candidatos de oposição ao prefeito Roberto Cláudio lideram as intenções de voto. Acompanhe:

Cenário 1
No primeiro deles, em que são citados 13 candidatos, o deputado estadual Heitor Férrer lidera a disputa com 18%. Os deputados Capitão Wagner e Vitor Valim vem na sequencia com 15%, cada. Com a  margem de erro em 4 pontos percentuais para mais ou para menos é possível afirmar o empate técnico entre eles.

Moroni Torgam surge depois com 12%. Só depois aparece o atual prefeito, Roberto Cláudio, que pontua 9%. A ex-prefeita Luizianne Luizianne Lins tem 8% e Renato Roseno, 5%. Brancos ou nulos somam 10%. Não sabem ou não responderam, 4%.

pesquisa ibope para Fortaleza
Cenário 1

 

Cenário 2
Em um segundo cenário, o Ibope reduziu a lista de candidatos a apenas seis. Nessa situação, o deputado Capitão Wagner lidera com 21%. Vitor Valim aparece com 20% e Heitor Férrer fica com 18%. Moroni Torgam é o quarto com 14%. Com a  margem de erro em 4 pontos percentuais para mais ou para menos também é possível afirmar o empate técnico entre eles.

O prefeito Roberto Cláudio tem 8%. Renato Roseno aparece com 6%. Brancos ou nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam, 3%.

Cenário 2
Cenário 2

Um contra outro
Nos demais cenários, o Ibope simulou disputas entre dois candidatos. O atual prefeito não lidera em nenhuma das situações apontadas pelo instituto. Veja os resultados e clique na imagem para ampliar:

 

Interesse
Sobre o grau de interesse pelas eleições de 2016, o Ibope aferiu que boa parte dos entrevistados ainda não teve o interesse despertado para a disputa nas urnas para a escolha de vereadores e do prefeito de Fortaleza. Confira o resultado:

  • Muito interesse – 20%
  • Interesse médio – 24%
  • Pouco interesse – 21%
  • Nenhum interesse – 33%
  • Não soube ou não quis responder 2%

Ficha Técnica
O Ibope ouviu 504 eleitores de Fortaleza, maiores de 16 anos, entre os dias 7 e 10 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre o total da amostra. O intervalo de confiança é de 95%.

O relatório completo está disponível na página do instituto. Para acessar, clique aqui.


Curtir: