Ceará

Itapipoca: três pessoas são indiciados por vazamento em adutora

O caso ganhou grande repercussão quando o governador Cid Gomes decidiu acompanhar as obras de reparo e acabou mergulhando em um tanque. Foto: Eldem Martins
O caso ganhou grande repercussão quando o governador Cid Gomes decidiu acompanhar as obras de reparo e acabou mergulhando em um tanque. Foto: Eldem Martins

O inquérito policial instaurado para apurar os possíveis erros que ocasionaram problemas na adutora de Itapipoca foi divulgado nesta quarta-feira (05) pela Polícia Civil. O inquérito indiciou três pessoas – acusadas de falsidade ideológica e prevaricação-, além de apontar oito possíveis erros resultaram no rompimento da adutora recém-inaugurada pelo Governo do Estado.

Indiciados
Dentre os indiciados estão: o dono da PWE Engenharia, Francisco Rodrigues de Lima, o engenheiro residente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), José Edvan Dias Arruda, e o engenheiro residente da empresa Consultores para Obras, Barragens e Planejamento (Coba), Jorge Suraty, responsável pela fiscalização da obra.

Possíveis erros
O delegado Everardo Lima, da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, afirmou que as empresas incluíram a obra na planilha de custo sem a real execução. O fato, segundo ele, pode configurar crime de falsidade ideológica.

Além disso, os responsáveis utilizaram a pá da retroescavadeira para bater na tubulação e encaixá-la, ao invés de fazer isso manualmente.

Ministério Público
O inquérito será enviado para o Ministério Público de Itapipoca, que, segundo informou o delegado, terá cinco dias úteis para se manifestar.

Cid Gomes
Em dezembro passado, os problemas envolvendo a obra levaram o governador Cid Gomes a acompanhar os trabalhos de reparo e, até mesmo, auxiliar nas obras. Recém-inaugurada, a adutora teve vazamentos no percurso dos açudes até os tanques de abastecimento. Cid, inclusive, mergulhou em um dos tanques da adutora para tentar ajudar a resolver o problema de abastecimento na cidade. O fato repercutiu nas redes sociais, pois moradores registraram a cena com celulares.

Relembre aqui:
Quando a gente pensa que já viu de tudo… Cid Gomes mergulha na cacimba! Veja o vídeo aqui


Comentários: