Ceará Polêmica

José Sarto e Eliane Novais usam Tribuna da Assembleia para falar sobre racha do PSB

O clima prometia ser quente e com debates acirrados entre as duas alas do PSB, com assento na Assembleia Legislativa, que disputam o comando da Executiva de Fortaleza. Mas contrariando as expectativas, os debates foram mornos e sem nenhuma novidade. Os deputados José Sarto e Eliane Novais não chegaram a travar um embate, mas usaram a tribuna para comentar o racha no PSB.

O presidente da Assembleia Legislativa, dep. Roberto Cláudio, acabou atingido por ovos arremessados por manifestantes pró Sérgio Novais. Na foto, ele conversa com José Sarto e com o vereador Elpídio Nogueira. Foto: Marcos Montenegro

José Sarto
O deputado José Sarto (PSB), aliado do grupo que elegeu Karlo Kardozo para o comando da Executiva de Fortaleza, usou a tribuna da Assembleia no primeiro expediente por 45 minutos e voltou a se pronunciar após Eliane Novais. O parlamentar afirmou que a reunião realizada por Sérgio Novais, no último sábado (17/09), com filiados do PSB, não teve validade. “O que houve foi uma sessão de aclamação do mandato da deputada e dos aduladores de Sérgio Novais”, disse o parlamentar.

Para José Sarto, a oposição de Sérgio Novais ao governador de Cid Gomes é resultado de interesses contrariados. “No começo deste Governo, quando teve os seus anseios e interesses negados pelo governador, começou a fazer oposição”.

O Alienista
Durante o pronunciamento, Sarto citou o “Alienista”, obra de Machado de Assis, e fez comparações sobre o protagonista, o médico Simão Bacamarte, e Eliane Novais. “Na obra, o conceito de loucura dele se expandiu a um ponto que chegou a internar toda a cidade, porque toda a cidade era louca e só ele era o dono da razão”, disse.

Para Eliane Novais, a eleição de Karlos Kardoso é ilegal

Eliane, Cid e Professores
Já a deputada Eliane Novais (PSB) criticou a postura do governador do Estado, Cid Gomes, frente à manifestação realizada por militantes do PSB, na última quinta-feira (15/09), em frente à sede do partido. Segundo a parlamentar, o governo forçou o aparelhamento do Estado de repressão da máquina pública contra os filiados do seu próprio partido e a serviço de um pequeno grupo.

“Isso sim pode ser chamado de truculência. Parecem temer ouvir a base e os movimentos sociais. Mas que o governador não gosta de ouvir a população, todo mundo já sabe. Está aí o caso dos professores da rede pública para provar”, acrescentou.

Pseudo
Eliane Novais tratou Karlo Kardozo como o “pseudo-presidente municipal eleito” e garantiu que a tentativa de destituição de Sérgio não tem amparo jurídico, nem razão política que se sustente. “Quero destacar também que os filiados participantes do congresso municipal aprovaram por unanimidade minha pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza”,afirmou.

Assim que acabou o pronunciamento, a deputada Eliane Novais deixou o plenário sem acompanhar a resposta de José Sarto.

Neutro
O líder do Governo na Assembleia também foi à tribuna e afirmou que o PT “não irá se imiscuir nessa disputa interna do PSB”. Antonio Carlos, deputado pelo PT, defendeu neutralidade da sigla em relação a disputa dos socialistas. “O PT não tem nada que se intrometer nesse embate interno, e acredito ser correta essa nossa posição”, enfatizou.

Leia mais:
Racha no PSB: Grupo elege nova executiva e mantém Sérgio Novais no comando 
Racha no PSB: José Sarto diz que foi agredido e acusa Novais de contratar capangas 

Veja o vídeo: Em reunião tumultuada, Sérgio Novais é destituído e Karlo Kardoso é eleito novo presidente do PSB em Fortaleza 
Racha no PSB: Sérgio Novais reafirma que reunião foi ilegal e articula Congresso neste sábado 

Com informações da AL


Curtir:


2 thoughts on “José Sarto e Eliane Novais usam Tribuna da Assembleia para falar sobre racha do PSB

  1. O CONGRESSO QUE ELEGEU OS NOVOS MEMBROS DO DIRETORIO E A EXECUTIVA DO PSB DE FORTALEZA DIA 17/09/2011, FOI UM DEMONSTRAÇAO FIDEDIGNA E DEMOCRATICA! DESTA FEITA, FICOU BEM CLARO O QUANTO OS FILIADOS DO PSB, REPUDIARAM A ATITUDE ARROGANTE COM A QUAL APENAS VINTE FILIADOS AO PARTIDO SE DISPUSERAM FAZER; UMA TENTATIVA DE GOLPE. DEVAMOS LEMBRAR QUE ESTES VINTE CAMARADAS ESTAO LA ATRAVES DA VOTAÇAO DOS FILIADOS AO PARTIDO EM CONGRESSO. DESTA FORMA FICA BEM CLARO; ASSIM COMO A MAIORIA ABSOLUTA DOS FILIADOS A0 PSB OS ELEGERAM EM 2009, E VENDO A FALTA DE RESPEITO COM A VONTADE DA MAIORIA DOS FILIADOS EM 2009, MOSTROU PARA TODA SOCIEDADE QUE NÃO VAI DEIXAR DE FORMA ALGUMA, UMA DUZIA DE GATOS PINGADOS, QUERER PASSAR POR CIMA DA VONTADE DE UMA INSTANCIA SUPERIOR, A VONTADE DA MAIORIA!

Comments are closed.