Jovens da Zona Costeira debatem uso da internet no turismo comunitário

Jovens da Zona Costeira do Ceará pensando e produzindo comunicação com horizonte nos desafios do turismo comunitário. Essa é a proposta que orienta a oficina de comunicação do litoral leste da Escola Popular de Turismo Comunitário.
O encontro acontece neste sábado (26), na comunidade Prainha do Canto Verde, em Beberibe, a 120 km de Fortaleza. A facilitação está por conta da jornalista Camila Garcia.
Terramar
A Escola é uma iniciativa de formação do Instituto Terramar inscrita nos marcos da educação popular e destina-se às juventudes de comunidades da zona costeira do Ceará. A formação em comunicação, além disso, também integra as ações do projeto Rede Tucum – Tecendo Comunicação Solidária, realizado com apoio do Instituto Oi Futuro através do Programa Oi Novos Brasis.
Objetivo
Depois de debater questões relativas à comunicação popular nos últimos módulos da Escola, o momento de sábado vai se dedicar a questões mais práticas. Agora, o objetivo da oficina é transformar reflexões em produtos, potencializando o uso da Internet e das redes sociais para a divulgação das lutas comunitárias e promoção da Rede Tucum.
Visita
Além disso, ainda está programada uma visita à comunidade Quilombo do Cumbe, no município de Aracati, para conhecer a experiência da Casa Maré das Artes, um espaço comunitário criativo que realiza diversas atividades, como o Cine Cumbe.
Escola
A Escola Popular de Turismo Comunitário tem como objetivo fortalecer a participação dos sujeitos juvenis nos processos produtivos, organizativos, culturais, sociais e políticos das comunidades, estimulando a auto-organização e a formação da juventude para o turismo comunitário e atividades relacionadas. Para isso, utiliza metodologias que articulam dimensões políticas e técnicas, inovações tecnológicas e atividades tradicionais, teoria e prática, a partir de um regime de alternância, intercâmbios e diálogos entre gerações.
Tucum
O projeto Rede Tucum: Trabalho, Juventude e Território é uma iniciativa do Instituto Terramar com o objetivo de fortalecer a Rede Tucum como uma tecnologia social e produtiva estratégica na defesa do território e dos modos de vida e trabalho e no exercício de direitos das comunidades tradicionais costeiras, potencializando a pesca artesanal, a diversidade econômica local e o envolvimento da juventude.
Serviço: Oficina de Comunicação da Escola Popular de Turismo Comunitário no litoral leste
Data: 26 de setembro de 2015
Local: Comunidade Prainha do Canto Verde (Beberibe-CE)
Curtir: