Corrupção

Ações contra Cid Gomes e outros 10 governadores aguardam julgamento do TSE

Cid Gomes ainda será julgado pelo TSE

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 11 gestores esperam na fila por julgamento, dentre eles o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Esta semana a Corte deve decidir sobre o julgamento do governador de Roraima, José Anchieta Junior (PSDB). O gestor é acusado de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2010.

Também estão à espera de julgamento, André Puccinelli (PMDB-MS), Antônio Anastasia (PSDB-MG),  Omar Aziz (PMN-AM), Roseana Sarney (PMDB-MA),  Siqueira Campos (PSDB-TO), Sérgio Cabral (PMDB-RJ),  Teotônio Vilela (PSDB-AL), Tião Viana (PT-AC) e Wilson Martins (PSB-PI).

Ceará
A cassação do diploma do governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), e de seu vice, Domingos Gomes de Aguiar Filho, foi pedida pela coligação do adversário e ex-governador, Lúcio Alcântara (PR). Eles são acusados de abuso de poder econômico e propaganda irregular.

Segundo a denúncia, o avião oficial do governo do estado teria sido usado na campanha. Além disso, teria sido feita propaganda institucional usando outdoors e placas em 3.800 obras públicas, com alusão ao futuro do estado, e publicações em jornais de todo o estado de propaganda afirmando que o estado estava no rumo certo economicamente.

Eles são acusados ainda de ter utilizado o Fortal, carnaval fora de época realizado em Fortaleza, para fazer propaganda antecipada por meio de cartazes, faixas e camisetas. Alcântara pede a realização de novas eleições no estado.

Leia mais:
TSE: Ciarline é absolvida; Cid Gomes aguarda na fila
“Eu vou atrás do tatuzão”, diz Cid Gomes ao negociar desapropriação com empresários

Oposição acusa base aliada de barrar investigações para “blindar” governo Cid

Redação Jangadeiro Online, com informações do TSE