Ceará

Laboratório de Estudos da Violência celebra 20 anos com seminário sobre conflitos sociais

César Barreira é membro da UFC na Comissão e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV)
César Barreira é membro da UFC na Comissão e coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV)

Celebrando 20 anos de atividades, o Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, promove, de 2 a 5 de dezembro, o Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais, que discute o tema “Territorialidades e negociações”.

Na quarta edição, o evento traz, em sua programação, conferências e mesas-redondas que serão realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Departamento de Ciências Sociais da UFC (Av. da Universidade, 2995, Benfica).

Pra começar
Na solenidade de abertura, a presença do professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) José de Souza Martins. O pesquisador falará sobre “A violência reversa do linchamento”, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 18h30min.

Presença
O Seminário tem, ainda, a presença de pesquisadores de renome como: o professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ e líder do Coletivo de Estudos sobre violência e sociabilidade, Luiz Antônio Machado; o professor do Departamento de Sociologia e fundador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana, da UFRJ, Michel Misse, além dos pesquisadores de instituições de ensino estrangeiras Myriam Jimeno (UNAL-Bogotá/ Colômbia) e Daniel dos Santos (University of Otawa–Canadá).

Pra terminar
A conferência de encerramento será no cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 5, às 19h, com o Ph.D. em Criminologia e pesquisador da Universidade de Otawa, Álvaro Pires e a livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo Vera Telles. A mediação será do Coordenador do LEV, Prof. César Barreira.

Inscrições
Mais informações e inscrições no site do evento (lev.ufc.br/seminario2014/), ou pelo e-mail secretariaseminario@lev.ufc.br.

LEV
O Laboratório de Estudos da Violência (LEV) é um núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, que desenvolve estudos aprofundados sobre violência, segurança pública, criminalidade, conflitos sociais, direitos humanos e cidadania. O laboratório tem adotado enfoque interdisciplinar e promovido troca de experiências por meio de pesquisas, publicações acadêmicas, organização de seminários nacionais e internacionais.

Com informações da UFC


Curtir: