Ceará

Licenciamento para Acquário do Ceará é tema de audiência nesta sexta

Projeto do Acquário Ceará (Foto: Gov. Estado)

O processo de licenciamento ambiental do Acquário Ceará será tema de uma audiência pública nesta sexta-feira (25). O evento, mediado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), acontece às 9 horas, no Palácio Iracema, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.

O objetivo da audiência é analisar e finalizar o parecer técnico da Semace sobre o empreendimento. Após esta etapa, o parecer ainda será levado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), para ser apreciado e votado pelos conselheiros.

Em caso de aprovação, será publicada resolução no Diário Oficial de Estado (DOE) e, em seguida, emitida a Licença Prévia (LP). Nesse momento, ainda não está autorizado o início das obras, que, segundo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), durarão 25 meses, após a liberação da Licença de Instalação (LI).

Capacidade
O Acquário prevê a instalação de 38 tanques recinto de exibição, com capacidade para 15 milhões de litros, em área total construída de 21.500 metros quadrados. A construção contará com quatro pavimentos, nos quais estarão: áreas de lazer, dois cinemas 4D e simuladores de submarino.

Além disso, haverá túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos. O custo da obra, segundo informações da Semace, é de aproximadamente R$ 250 milhões. A projeção é de que esse será o maior aquário do Brasil e 3º maior do mundo.

Serviço
Audiência pública sobre licitação do Acquário Ceará
Data: Sexta-feira (25/11/11)
Hora: 9h
Local: Palácio Iracema
Endereço: Rua Dr. José Martins Rodrigues, 159 – Edson Queiroz

Leia mais:
Assembleia aprova empréstimo para o Acquário do Ceará
Ministério Público pede suspensão das obras do Acquário do Ceará

Da Redação do Jangadeiro Online, com informações da Semace