Bastidores

Líder do Governo Camilo será escolhido entre petistas

Líder do Governo Camilo será escolhido entre petistas
Líder do Governo Camilo será escolhido entre petistas

O novo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará deve sair do Partido dos Trabalhadores. Circula a informação de que a deputada Rachel Marques (PT) tem o nome cotado para assumir o cargo. Nos corredores do Legislativo, um grupo de políticos do PT também trabalha para a indicação do deputado Elmano de Freitas (PT). O deputado José Sarto (Pros) esteve na defesa do Governo Cid Gomes no biênio 2013/2014.

“Essa é um decisão do governador. Então, nós vamos ter que aguardar ele se posicionar com relação a isso”, disse a deputada Rachel Marques ao jornal O Estado. Marques é, atualmente, líder da bancada do PT na Casa, mesmo grêmio do governador do Estado, Camilo Santana.

Defensora
Não confirmando a indicação, contudo, também sem negar, a parlamentar frisou: “Eu sou defensora do governo. Independente disso, estou pronta para qualquer missão”, pontuou. O nome de Rachel Marques para a liderança da Casa já foi reverberado à imprensa por Waldemir Catanho (PT), político ligado à ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT). Segundo o petista, Raquel será a nova líder se o Pros “deixar”.

Elmano
A estratégia de indicar Elmano de Freitas à liderança do Parlamento Estadual serviria para acalmar a corrente dos petistas ligada a Luizianne Lins, que não apoiou a candidatura de Camilo Santana em virtude de ter sido indicado pelo ex-governador do Ceará (Pros), seu adversário político. Uma fonte que não quis ser identificada reverberou a reportagem que, Elmano, além de ter declinado da liderança do Governo, também abriu mão de uma vaga na Mesa Diretora, para que os pares pudessem indicar uma parlamentar, atendendo a expectativa de ter no colegiado uma presença feminina.

Divisão
Mesmo o Estado tendo à frente um governador petista, a legenda ocupou apenas quatro secretarias: Desenvolvimento Agrário (Dedé Teixeira), Controladoria e Ouvidoria (Nelson Martins), Meio Ambiente (Artur Bruno) e Guilherme Sampaio (Cultura). O cargo de líder do governo tem grande visibilidade, haja vista que participa das decisões do Executivo, além de atuar energicamente em defesa e sustentação do Executivo.

Cid
No governo de Cid Gomes (Pros), retirar de quatro deputados assumiram a vaga de líder do Governo na Casa: Nelson Martins (PT), Antônio Carlos (PT) e José Sarto (Pros). Além de Sérgio Aguiar que atou em poucos meses entre Antônio Carlos e José Sarto. A atuação do último líder, José Sarto, foi razão de elogio dos pares. Para os deputados, a capacidade de dialogar, ser interlocutor e debater com tranquilidade, fez com que Sarto agradasse tanto situação como oposição.

Com informações do OE


Curtir: