Fortaleza

Limpa Brasil: Fortaleza arrecada 42 toneladas de resíduos e lidera meta do Nordeste

Limpa Brasil: Fortaleza arrecada 42 toneladas de resíduos e lidera meta do Nordeste. Foto: Divulgação
Limpa Brasil: Fortaleza arrecada 42 toneladas de resíduos e lidera meta do Nordeste. Foto: Divulgação

Tendo como principais pontos de arrecadação de recicláveis as praças da Estação, Coração de Jesus, do Ferreira, além do Mercado Central, Fortaleza conseguiu ultrapassar a meta na Ação Limpa Brasil, realizada no último sábado, dia 06 de setembro. A iniciativa mobilizou cerca de 30 mil pessoas em escolas, terminais de ônibus, órgãos municipais e espaços públicos.

Toneladas
A cidade conseguiu arrecadar 42 toneladas de materiais recicláveis e alcançou a melhor meta do Nordeste desde o surgimento da iniciativa e que mostrou todo o compromisso de Fortaleza em prol de uma cidade mais sustentável com a passagem do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it!.

Cooperativa
Todos os resíduos recolhidos já foram repassados à Cooperativa de Catadores do Ceará. Entre os trabalhos realizados, o principal foi a arrecadação de recicláveis promovida pela Prefeitura de Fortaleza no Centro da Cidade, nas praças da Estação, Coração de Jesus, do Ferreira e Mercado Central, além da Praça Portugal e Parque do Cocó. Ao longo da semana, estudantes e professores das escolas municipais estiveram mobilizados. A quantidade de resíduos arrecadados em Fortaleza ultrapassou, por exemplo, a marca de Recife, onde 38 toneladas foram recolhidas.

Parceria
Além da Seuma, a iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Ecofor Ambiental, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH), Secretaria Regional do Centro (Sercefor) e Secretaria Regional II.

Limpa Brasil-Let’s do it!
Nos anos de 2011, 2012 e 2013 no Brasil, 19 cidades foram visitadas pelo Limpa Brasil – Let’s do it! para educar a população quanto ao problema do lixo e para incentivar o espírito de colaboração. O resultado foi a participação de mais de 155 mil voluntários e o recolhimento de 1,3 mil toneladas de material reciclado doado às cooperativas de material reciclado.

E ainda
O Let’s do it! é o maior movimento mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente, cujo objetivo é a conscientização em relação ao descarte correto do lixo. A campanha surgiu na Estônia em 2008 e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro. Em 2013 e 2014, o Limpa Brasil dá mais um passo em direção à verdadeira mudança cultural: não basta somente jogar o lixo no lixo, é preciso reciclar. O objetivo do movimento é ajudar a estabelecer, através da educação e campanhas de comunicação, a cultura da reciclagem no Brasil.

Com informações da Assessoria


Curtir: