Nacional

Lista de políticos envolvidos em corrupção na Petrobras deve ser divulgada esta semana

Lista de políticos envolvidos em corrupção na Petrobras deve ser divulgada esta semana. Foto: PR
Lista de políticos envolvidos em corrupção na Petrobras deve ser divulgada esta semana. Foto: PR

Até quarta-feira (03), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede abertura de inquéritos contra políticos envolvidos com o esquema de desvio de recursos da Petrobras. Os pedidos serão encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

35 nomes
Segundo o site Congresso em Foco, são esperados em torno de 35 nomes de supostos beneficiados pelo esquema de propina na petroleira.

Delação premiada
Muitos da lista, admitem os bastidores, são nomes já citados em depoimentos à Justiça Federal no Paraná, em acordos de delação premiada.

Apuração
No Supremo, caberá ao ministro Teori Zavascki a condução dos procedimentos.

Consequências
As consequências políticas são imprevisíveis. Dependerá, diretamente, do peso de cada personagem na cena pública e o nível de participação no esquema. Esta, no entanto, será apenas a primeira parte envolvendo detentores e ex-detentores de mandato.

Leia ainda:
Procurador da República tem casa arrombada e reforça segurança

Investigação
As apurações contra políticos tramitarão em diferentes esferas da Justiça. Eventuais indícios de crimes cometidos por governadores serão investigados em inquérito sob a relatoria do ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O destino dos chefes dos Executivos estaduais, nesse caso, fica nas mãos das assembleias legislativas.

Com informações das Agências


Curtir: