Mensalão

Luís Roberto Barroso é o novo relator do Mensalão

Com a saída de Barbosa, Luís Roberto Barroso é o novo relator do Mensalão
Com a saída de Barbosa, Luís Roberto Barroso é o novo relator do Mensalão

O ministro Luís Roberto Barroso foi sorteado, nesta terça-feira (17/6), como o novo relator das execuções penais do processo da Ação Penal 470, o mensalão. O sorteio foi feito pelo sistema eletrônico do Supremo Tribunal Federal (STF).

A partir de agora, caberá a Barroso analisar os pedidos de trabalho externo dos condenados. Os benefícios foram cassados pelo presidente da Corte, Joaquim Barbosa. A redistribuição da relatoria ocorreu após ele ter anunciado que deixaria a função.

Fora do país
O magistrado está nos Estados Unidos, onde participa de um evento da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, segundo a assessoria do gabinete, ele já está voltando para o Brasil. A expectativa é que chegue na manhã desta quarta-feira (18/6).

Sem comentários
Barroso participa da sessão, mas o gabinete adianta que ele não levará nenhuma questão sobre mensalão para o plenário, pois ainda precisa se inteirar dos processos. Automaticamente, nenhum caso irá a julgamento nesta semana, por conta do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19/6).

Sai Barbosa
Barbosa era relator do mensalão desde 2005, quando a investigação chegou ao Supremo. Com a prisão dos condenados, o processo se encerrou, e se iniciou a fase da execução penal, ou seja do cumprimento das penas.

Com informações do Correio Braziliense


Comentários: