Fortaleza

Luizianne empossa Conselho Gestor das Unidades de Conservação de Sabiaguaba

Luizianne Lins é prefeita de Fortaleza. Foto: Kézya Diniz

Nesta segunda-feira (16), a partir das 10h, a Prefeita Luizianne Lins assina o decreto que dá posse ao Conselho Gestor das Unidades de Conservação (UC’s) de Sabiaguaba. O evento acontece na EMEIF Eduardo Campos (Sabiaguaba) e contará com a presença dos vinte conselheiros titulares, e dos suplentes, do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Adalberto Alencar, e de moradores do bairro.

Formação e Objetivo
O Conselho Gestor será o responsável por co-gerenciar, junto com a Semam, as duas Unidades de Conservação da Sabiaguaba: o Parque das Dunas e a Área de Proteção Ambiental (APA). Ele é formado por dez membros do poder público e dez membros da sociedade civil. Presidido pela Semam, o Conselho terá caráter consultivo para decisões no Parque das Dunas, e deliberativo para a APA.

UC’s de Sabiaguaba
As UC’s de Sabiaguaba foram criadas em 2006 e são as únicas do Município: o Parque Natural Municipal das Dunas (de proteção integral) e a APA (de uso sustentável). O Parque tem uma área de 467,60 ha, abrangendo uma grande variedade de ecossistemas, como dunas fixas e móveis, faixa de praia, lagoas costeiras e tabuleiros pré-litorâneos. A APA tem uma área de 1.009,74 ha e serve como amortecimento para o Parque das Dunas.

Fiscalização
A fiscalização nas UC’s é diária e de 24 horas. Além disso, existe um Núcleo Técnico da Semam que realiza a educação ambiental e o monitoramento das Unidades, de segunda a sexta-feira. O titular da Semam, por sua vez, vem atendendo em Sabiaguaba, todas às quartas-feiras.

Serviço: Posse do Conselho Gestor das UC’s de Sabiaguaba, na EMEIF Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos
Endereço: Rua Sabiaguaba, 500
Data: 16 de julho
Horário: 10h

Com informações da Assessoria


Curtir: