Fortaleza Transição

Luizianne quebra silêncio e dá coletiva sobre transição; Roberto Cláudio reúne equipe nesta terça

Luizianne quebra silêncio e dá coletiva sobre transição; Roberto Cláudio reúne equipe nesta terça

A terça-feira (13) será marcada pela movimentação dos principais atores dentro do processo de transição da prefeitura de Fortaleza. De um lado, a prefeita Luizianne Lins (PT) promete quebrar o jejum durante coletiva para a imprensa em que vai dar detalhes do processo de transição. Do outro lado, o prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB) reúne a equipe de técnicos para discutir a sistemática de trabalho da transição administrativa.

Hora e local
A coletiva de Luizianne está marcada para às 15h desta terça-feira (13)  no Paço Municipal, sede da prefeitura de Fortaleza. A reunião da equipe de transição de Roberto Cláudio acontece às 17h, também desta terça, em uma sala da Caixa Econômica Federal, localizada na avenida Santos Dumont.

Fala Luizianne!
Depois de passar os últimos dias fora do Ceará e de manter um jejum com os veículos de comunicação que já entra na terceira semana, a prefeita Luizianne Lins (PT) decidiu convocar a imprensa para uma entrevista coletiva. Este será o primeiro contato de Luizinne com os jornalistas desde a derrota de Elmano de Freitas na disputa pela prefeitura da capital, no segundo turno da eleição, dia 28 de outubro.

Luizianne chegou a agendar reuniões e entrevistas anteriormente. Mas todas foram adiadas, inclusive as reuniões das equipe de transição que ainda aguardam autorização da prefeita para iniciar, em conjunto, a sistemática de trabalho. Agora a prefeita promete, finalmente, conceder a entrevista coletiva nesta terça-feira (13), às 15h, no Paço Municipal, sede da prefeitura de Fortaleza, para falar sobre o processo de transição.

Reveillon e PT
A coletiva anteriormente confirmada pela assessoria da prefeita para mesmo dia e hora tinha um outro tema: a confirmação do Réveillon em Fortaleza. Informações divulgadas pela revista Época geraram um série de especulações sobre o possível cancelamento do Réveillon e a suposta ameaça de Luizianne Lins em deixar o PT , em decorrência do apoio da presidente Dilma Rousseff ao governador do estado Cid Gomes (PSB).

Dá licença
A coletiva, agora oficialmente comunicada, vai servir para que Luizianne fale sobre a transição em Fortaleza, mas ainda existe a expectativa de que a petista também comente as informações que dão conta de que ela estaria pensando em se licenciar da presidência do PT do Ceará para estudar no Rio de Janeiro.

Reunião com RC
Já o prefeito eleito Roberto Cláudio tem encontro marcado com a equipe de transição às 17h desta terça-feira. A reunião acontece em uma sala reservada para o grupo em uma agência da Caixa Econômica Federal na avenida Santos Dumont.

Durante o encontro, os integrantes do grupo devem passar para o prefeito eleito as primeiras informações apuradas sobre a máquina administrativa de Fortaleza e sobre o orçamento da capital para 2013. O grupo também deve aproveitar o encontro para estabelecer uma sistemática de trabalho dentro do processo de transição.

Vereadores
Roberto Cláudio também inicia a partir desta terça-feira (13) uma série de encontros com os 43 vereadores eleitos da Capital. O objetivo, segundo o próprio prefeito eleito, é ouvir cada um dos vereadores para saber a “percepção e visão da cidade e como eles imaginam Fortaleza a partir do próximo ano”. O prefeito eleito também diz que quer ouvir todos os vereadores de Fortaleza, independentemente das composições partidárias.

Entenda o processo de transição
O que diz a Lei 9.464/2009
Segundo a lei  9.464/2009, que dispõe sobre a transição em Fortaleza, o prefeito eleito poderá indicar ao atual gestor uma equipe de transição. Não existe determinação, contudo, sobre quem deve buscar o contato primeiro. A equipe terá acesso às contas públicas, programas e projetos da gestão, bem como à estrutura administrativa.

Equipe Vermelha
A equipe de transição da prefeitura de Fortaleza foi anunciada na segunda-feira (05/11) e conta com Geraldo Accioly, coordenador de Projetos Especiais do Município; os secretários de Finanças, Alexandre Cialdini; e de Planejamento, Alfredo Pessoa; Além de Cícero Cavalcante, coordenador das Regionais.

Veja aos detalhes aqui:
Prefeitura confirma equipe de transição

Equipe Amarela
Já a equipe de Roberto Cláudio foi anunciada na terça-feira (06/11), depois que a prefeitura divulgou seus representantes. Compõem a equipe: Eudoro Santana, Secretário Executivo do conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa (AL); Aloísio Carvalho, ex-secretário de Finanças de Fortaleza;  José Leite Jucá, atual assessor jurídico da Presidência da AL; e Jurandir Gurgel Gondim, economista e mestre em Economia e atual coordenador do Tesouro Estadual do Ceará.

Leia mais:
Roberto Cláudio anuncia equipe de transição e dá preferência a técnicos

O que fazem as equipes?
Os grupos da atual e da futura gestão devem manter reuniões para trocar informações com o objetivo de mediar a transição entre as administrações de Luizianne Lins (PT) e Roberto Cláudio (PSB). Informações sobre recursos em caixa, comprometimento financeiro, servidores, repasses e toda a estrutura da máquina pública devem ser diagnosticadas e compartilhadas entre os dois grupos que atuam na transição.

Veja o infográfico:
Equipe de transição em Fortaleza: como funciona e quem são os escolhidos


Curtir: