Bastidores

Marina x Dilma: Boato sobre pesquisa que será divulgada nesta terça provoca forte alta na Bolsa

Marina apareceu à frente de Dilma na simulação do segundo turno do Datafolha realizada semana passada
Marina apareceu à frente de Dilma na simulação do segundo turno do Datafolha realizada semana passada

A Bolsa de São Paulo encerrou a segunda-feira (25) com alta de 2,27%. O Ibovespa, principal índice da Bolsa, registrou 59.735,17 pontos. Foi o maior patamar alcançado desde 1o de fevereiro de 2013, última data em que o indicador fechou com mais de 60 mil pontos.

Rumores
O que puxou a alta foram as ações da Petrobras, que subiram mais de 5%. Os papéis da empresa, que sofreram forte desvalorização nos últimos anos, foram pressionados para cima pelos rumores de que o Ibope divulgará nesta terça-feira (26) pesquisa eleitoral mostrando crescimento das intenções de voto em Marina Silva (PSB).

Boatos
Segundo esses boatos, a nova sondagem consolidará a posição de Marina na segunda colocação, já com uma distância confortável em relação Aécio Neves (PSDB) – com o qual ela apareceu em empate técnico em pesquisa Datafolha divulgada semana passada –, e lhe dá vitória no segundo turno contra a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). Na última pesquisa Datafolha, Marina e Dilma apareciam tecnicamente empatadas no turno decisivo de votação.

Por telefone
Desde a semana passada especula-se nos meios políticos e financeiros que as sondagens telefônicas feitas diariamente pelos principais partidos têm apontado crescimento da concorrente do PSB. Tais pesquisas, porém, não são registradas na Justiça eleitoral e servem apenas para orientar os estrategistas das campanhas.

Pesquisa no forno
Está prevista, de qualquer maneira, para esta terça de uma nova pesquisa do Ibope, encomendada pela Rede Globo. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00428/2014 e o seu levantamento de campo foi iniciado no dia 23 e terminará nesta terça-feira.

Com informações do Congresso em Foco


Curtir: