ALEC

Memorial da AL lança painel “Mulheres no Parlamento Cearense”

Memorial da Mulher na Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto Memorial Pontes Neto lança nesta quinta-feira (08/03), às 11 horas, o Painel “Mulheres no Parlamento Cearense”, que registra a presença feminina no Legislativo estadual. Nesta data, se comemora o Dia Internacional da Mulher. Segundo o presidente do Memorial e ex-deputado, Osmar Diógenes, 26 mulheres foram eleitas pelo povo e fizeram história no Parlamento do Estado.

De acordo ele, a ideia do painel foi do presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), pensada a partir do livro “Mulheres do Parlamento Cearense”, lançado em 2011 por Osmar Diógenes. “O painel é uma iniciativa importante, de grande contribuição cultural e uma justa homenagem às mulheres guerreiras do Ceará”, destaca o presidente do Malce.

História
A Assembleia Provincial do Ceará foi instalada em 1835, mas somente 140 anos depois se registrou a presença feminina no Parlamento cearense com a eleição de Zélia Mota (1975/1978). A partir deste evento histórico, foi constante a representação de mulheres. Atualmente, a Assembléia Legislativa do Ceará conta com a maior bancada de deputadas da história, com seis parlamentares eleitas e três suplentes em atividade.

Do site da AL