Ceará

“Memórias Reveladas”: Arquivo Público abre exposição com documentos da ditadura militar no Ceará

"Memórias Reveladas": Arquivo Público abre exposição com documentos da ditadura militar no Ceará
“Memórias Reveladas”: Arquivo Público abre exposição com documentos da ditadura militar no Ceará

O Arquivo Público do Estado do Ceará realiza nesta segunda-feira (04/11), às 9h, a abertura da exposição “Memórias Reveladas: as Lutas Políticas no Ceará (1964-1985)”. 

A mostra apresenta documentos do acervo da instituição, “produzidos e recebidos pelo aparato repressor do Estado, durante a ditadura militar que por 21 anos retirou o Brasil do estado democrático de direito, revogando liberdades coletivas e individuais e provocando afrontas aos direitos humanos que continuam sendo investigadas”.

Pra começar
A exposição tem entrada franca e será aberta nesta segunda, no Arquivo Público (Rua Senador Alencar, 348, Centro), com apresentação do violonista clássico Jorismar de Freitas e com a presença de integrantes da equipe que trabalhou na seleção dos documentos.

Documentos
Os documentos que fazem parte da exposição estão sob a custódia do Arquivo Público desde 2005. Passaram por identificação, organização, descrição arquivística e digitalização, estando hoje disponíveis para pesquisadores das áreas de direito, história, sociologia e antropologia, entre outras. A exposição “Memórias Reveladas” é uma oportunidade de o grande público ter acesso a exemplares importantes desses documentos, reveladores de acontecimentos registrados no Ceará, durante a ditadura militar.

“A exposição tem como objetivo dar mais visibilidade a esse acervo, tendo em vista que essa documentação passou um longo período de restrição, desde que chegou para a custódio do Arquivo Público, em 2005, até maio de 2012, quando a Lei Nacional de Acesso à Informação garantiu a abertura desses documentos para pesquisa e produção de conhecimento”, destaca Márcio Porto, Diretor do Arquivo Público.

Serviço: Exposição “Memórias Reveladas”
Data: segunda-feira, 4/11
Hora: às 9h
Local: No saguão do Arquivo Público (Rua Senador Alencar, 348, Centro)
E ainda: Entrada franca. A exposição seguirá aberta ao público diariamente, das 9h às 17h, e integra a programação especial da Secult pelo Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça, 5/11.
Informações: 3101-2615


Curtir: