Ceará

Ministério Público promove ações pelo Dia Internacional da Mulher

Ministério Público promove ações pelo Dia Internacional da Mulher
Ministério Público promove ações pelo Dia Internacional da Mulher

O Ministério Público do Estado do Ceará realiza nesta sexta-feira, dia 8 de março, uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. As ações acontecem não só na capital, mas também em Juazeiro do Norte, Sobral e Tauá, e são uma iniciativa do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do MP, coordenado pela procuradora de Justiça Maria Magnólia Barbosa da Silva.

Fortaleza
Em Fortaleza, será realizado às 9 horas um debate na Escola Estadual Deputado Paulo Benevides (Rua Angélica Gurgel, 186, Messejana) para esclarecer a população sobre a Lei Maria da Penha, os direitos das mulheres e informar como funciona a rede de atendimento às vítimas de violência.

Estarão presentes representantes de várias instituições – Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Secretaria de Educação e Observatório da Mulher (Observem/Uece). Segundo estudos do Observem, Messejana foi o bairro de Fortaleza que teve o maior índice de violência contra a mulher no ano passado.

Sobral
Em Sobral, será lançada a cartilha intitulada “Educação e justiça pelo fim da violência doméstica”. O evento ocorre a partir das 18 horas, no Centro de Convenções (Vênus), e vai contar com a participação do prefeito, Clodoveu Arruda, e do secretário de Educação, Júlio César da Costa Alexandre. A ação é uma iniciativa do Núcleo de Gênero de Sobral, coordenado pelas promotoras de Justiça Juliana Cronemberger e Maria Ivone Araujo Dias Cristino.

Além disso, serão realizadas nos dias 7 e 8 palestras educativas sobre a temática de gênero em empresas locais do Município. No último sábado, 2, a programação de comemoração pelo “8 de março” teve início com uma ação no Beco do Cotovelo. A semana de atividades em Sobral será encerrada com uma caminhada neste sábado, 9. A concentração será na Praça de Cuba, no Centro, às 9 horas.

Tauá
O Município de Tauá também está sediando atividades promovidas pelo Núcleo de Gênero de Sobral. Nesta quarta-feira, 6, a promotora de Justiça Valeska Catunda Bastos fez uma palestra para alunos do Ensino Médio falando sobre os temas relacionados ao dia 8 de março. Além disso, durante toda a semana está sendo feita uma mobilização no Fórum de Tauá. Promotores, juízes, defensores públicos, oficiais de Justiça e servidores em geral estão engajados na campanha e ajudando na divulgação de informações relacionadas à Lei Maria da Penha e aos direitos das mulheres.

Juazeiro
Juazeiro do Norte também contará com uma programação própria pra celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na sexta, haverá palestras com distribuição de folhetos educativos na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Moreira de Sousa (Rua do Cruzeiro, 497), das 8h ao meio-dia, e no Instituto Federal de Educação Tecnológica (Av. Plácido Aderaldo Castelo, s/n), no período da tarde. O horário dessa ultima ação ainda será definido. No Cariri, a iniciativa é coordenada pelo promotor de Justiça José Cleverlânio Pereira da Silva.

Campanha
Os Núcleos de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado do Ceará são parceiros da campanha “Homem de verdade não bate em mulher”, lançada pelo Banco Mundial no dia 1º de março. O movimento conta com a participação de vários atores e também da biofarmacêutica cearense Maria da Penha, que não cobraram cachê para engrossar o coro da campanha. Ela, Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes, Thiago Fragoso, Rodrigo Simas e o judoca Flavio Canto foram convidados a posar segurando o cartaz que estampa o slogan do movimento.

O objetivo é acabar com o estigma de que a Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, é uma legislação contra os homens. Mais informações estão disponíveis no link: http://www.worldbank.org/pt/news/press-release/2013/03/01/real-men-dont-beat-women-campaign-domestic-violence-Brazil.

Com informações do MPE


Curtir: