Nacional

Ministra do Planejamento diz que atrasos em obras do PAC 2 são “regra do jogo”

Miriam Belchior diz que atrasos em obras do PAC 2 são “regra do jogo”. Foto: Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, avaliou nesta segunda-feira (19) que os atrasos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) fazem parte “da regra do jogo”. Em quase dois anos, metade do tempo previsto para a conclusão dos serviços, o programa, atingiu até setembro, menos da metade das obras concluídas. Até o momento, 38,5% dos empreendimentos foram entregues.

“O atraso [da obra] é da regra do jogo, tem que se verificar o tamanho proporcionalmente à obra. O que avaliamos é a criticidade, em alguns casos é mais sério que outro. Por exemplo, obra paralisada por decisão judicial, para nós é risco maior que a obra retomada com atraso, não tem mais sentido classificá-la [obra com atraso], como preocupante”, comentou.

Monitoramento
Para melhorara o “monitoramento”, o ministério adotou uma tabela de controle, considerando valores gastos, no qual considera que 92% das obras estão concluídas. “Se eu considerar valor, do nosso ponto de vista, este é o melhor critério para avaliar as obras do PAC, 92% estão concluídas”, disse a titular da pasta.

Andamento
A tabela, que considera valores, indica que 74% das obras estão com andamento adequado, 6% estão em estado de atenção e 2% em estágio preocupante. Apenas 18% dos serviços estão concluídos. A segunda etapa do programa, investiu, até o momento, R$ 385,9 bilhões. Dados do balanço, divulgado hoje, apontam que foram gastos R$ 272,7 bilhões com obras finalizadas.

Com informações da Agência Brasil


Curtir: